Sidney Leite deixa Assembleia Legislativa/AM para assumir Sepror

Sidney Leite, assume a Sepror-Am/Foto:

Sidney Leite, assume a Sepror-Am/Foto:
Sidney Leite, assume a Sepror-Am/Foto:Diogo Peres

Líder do governo, o deputado estadual Sidney Leite (Pros), fez hoje (18), seu último discurso como parlamentar, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, já que, a partir de amanhã, ele assumirá a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).
Dos 24 deputados, 19 que estavam presentes na Casa acompanhando o pronunciamento de Leite fizeram questão de parabenizar o novo secretário. O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), elogiou a escolha feita pelo governador José Melo para comandar a Sepror e afirmou que Leite é um aliado fiel.

Amigo de Sidney, Francisco Souza (PSC), relembrou a juventude do parlamentar e falou sobre o seu envolvimento com a política ainda cedo. Abdala Fraxe (PTN), companheiro de bancada, destacou a troca de conhecimento posta em prática pelos dois diariamente e sobre a amizade que se formou nos últimos quatro anos.

Os demais deputados Sinésio Campos (PT), David Almeida (PSD), Alessandra Campelo (PCdoB), Ricardo Nicolau (PSD), Bosco Saraiva (PSDB), Serafim Corrêa (PSB), Adjuto Afonso (PP),Carlos Alberto (PRB), Bi Garcia (PSDB), Sabá Reis (PR), Augusto Ferraz (DEM), Belarmino Lins (PMDB), Platiny Soares (PV), Orlando Cidade (PTN), Dermilson Chagas (PDT), Luiz Castro (PPS) também se pronunciaram positivamente quanto a escolha do nome Sidney Leite pelo governador para a Sepror.

No Legislativo, este é o segundo mandato de Leite que já foi vice-prefeito, três vezes prefeito de Maués e secretário do município de Manaus e do Estado. A convite do governador José Melo, o ex- parlamentar assumirá a pasta que será responsável por todo o setor primário do Amazonas.

“Eu considero que o maior desafio hoje em relação a tudo que pretendemos fazer é no sentido da dificuldade financeira. Mas as demandas são significativas, tais como: a regularização fundiária; o avanço em áreas produtivas do programa Luz para Todos; a consolidação de política de insumos para correção de solo; e a mecanização.”

Sobre sua atuação como deputado, Sidney Leite afirmou que o aprendizado foi significativo, nesses últimos cinco anos que esteve na Assembleia, ocasião que presidiu a Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas e esteve, no segundo momento, como líder do governo. Com seu afastamento, assumirá seu posto, o então vereador Vitor Gomes – Dr. Gomes. (PSD),

“Não tinha vocação para o legislativo, mas foram dois mandatos de  muito aprendizado e agora eu retorno para o executivo. É um momento desafiador. Há a vontade política do governador José Melo, que me covidou e eu aceitei e vamos agora tocar esses projetos com o corpo técnico da casa e uma nova estrutura.

Setor Primário

A partir de agora, todos os órgãos do setor primário estarão vinculados a Sepror – Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) – e em relações próximas com outras secretarias.

“Já nesse primeiro momento vamos buscar parceria para difusão de tecnologia e nos aproximarmos do produtor. Como, por exemplo, a Seduc. Queremos ter a parceria com a secretaria de educação para utilizar o centro de mídias que chega a aproximadamente 1,5 mil salas de aulas na zona rural. Além das parcerias com as faculdades”, destacou Leite.

A nomeação de Sidney Leite foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 17. Na próxima segunda-feira (23) ocorrerá a cerimônia de posse, na sede do Governo do Estado, Zona Oeste de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui