Simpósio gratuito em Manaus aborda luta histórica e direitos humanitários na Palestina

Foto: DivFoto: Divulgaçãoulgação

A Juventude Árabe Palestina do Amazonas, parte integrante da Sociedade Árabe Palestina do Amazonas, realizará o II Simpósio “Vozes Palestinas e o Direito Humanitário Internacional” na próxima terça-feira, 25 de junho. O evento ocorrerá no auditório do Shopping Cidade Leste, localizado na Avenida Autaz Mirim (Grande Circular), das 14h às 17h. A participação é gratuita, com inscrições disponíveis pelo link no Instagram da @sociedadearabepalestinadoam: https://www.even3.com.br/ii-simposio-469550/.


O simpósio busca esclarecer e conscientizar a população amazonense sobre a luta histórica na Palestina, abordando temas cruciais como genocídio, desumanização contra o povo palestino, ações do Direito Internacional Humanitário, cobertura da imprensa mundial e fake news. Além disso, será feito um paralelo entre a limpeza étnica praticada contra os povos originários das Américas e os palestinos.

“O evento será uma oportunidade de ouvir palestrantes que usam suas vozes e trabalhos em prol do povo palestino e também uma chance para esclarecer e revelar a verdade sobre a real situação na Palestina, que vem sendo devastada pelas ações do Estado de Israel. Nós, da Juventude Árabe Palestina do Amazonas, contamos com a participação da sociedade manauara e convidamos todos a comparecerem para compartilhar a verdade sobre o genocídio praticado contra o povo palestino. A verdade salva milhares de vidas,” destacou Jade Yacub, Diretora da Juventude Árabe Palestina do Amazonas.

Foto: Divulgação

O primeiro simpósio foi realizado em 2023 e, desde então, a Sociedade Árabe Palestina do Amazonas continua promovendo ações em prol da causa palestina, incluindo aulas públicas sobre os mais de 70 anos de sofrimento do povo palestino e manifestações de resistência e apoio pelo cessar-fogo na Faixa de Gaza.

O presidente da Sociedade Árabe Palestina do Amazonas, Mamoun Imwas, relembra a origem da gíria local “bate palma”, usada para descrever o comércio no centro de Manaus. “Meus tios batiam palmas para vender roupas na capital e em eventos no interior do Amazonas. Assim fizemos na Marechal Deodoro, resultando na famosa frase ‘bate palma’,” relembra Mamoun. A comunidade árabe palestina no Amazonas ainda mantém práticas comerciais que geram emprego e renda para a população local.

Programação e palestrantes

Os palestrantes incluem:

• Gleice Oliveira (mediadora), professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM);
• Breno Altman, jornalista, escritor e fundador do site Opera Mundi, com o tema “Retrato de uma doutrina colonial e sionismo”;
• Bianor Saraiva Nogueira Júnior, procurador federal (PGF/AGU) e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o tema “O holocausto velado: analogia entre a causa Palestina e os povos originários da América”;
• Raiane Alencar, diretora de meio ambiente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e conselheira Municipal da Juventude de Manaus, com o tema “A causa Palestina e o Meio Ambiente”;
• Christopher Rocha, presidente da União da Juventude Socialista do Amazonas (UJS-AM) e historiador, com o tema “O direito da liberdade de expressão e a causa Palestina”;
• Samia Saleh, vice-diretora da Juventude Árabe Palestina do Amazonas, com o tema “A luta histórica Palestina”;
• Jade Yacub, diretora da Juventude Árabe Palestina do Amazonas, com o tema “IDENTIDADE: O Direito personalíssimo”.
A abertura do evento será feita pela presidente da Sociedade Árabe Palestina do Amazonas, Muna Hajoj.

Participação e inscrição

A participação no simpósio é aberta ao público, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente através do link disponível no Instagram da Sociedade Árabe Palestina do Amazonas. O evento promete ser um espaço importante de aprendizado e reflexão sobre os conflitos e direitos na Palestina, oferecendo à comunidade de Manaus uma visão mais ampla e verdadeira sobre a situação atual do povo palestino.

Artigo anteriorApresentadores pré-candidatos devem se afastar dos programas a partir do próximo domingo
Próximo artigoBumbás de Parintins competem pelo terceiro título sustentável com iniciativa “Recicla, Galera”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui