

Foram entregues hoje (18), mais 180 novas viaturas para reforço do policiamento ostensivo das Polícias Civil (PCAM) e Militar (PMAM), numa cerimônia que contou com a presença do governador do Amazonas, José Melo, realizada no Centro de Convenções (Sambódromo), no Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
Com a entrega de hoje, já comam 300 veículos repassados ao Sistema de Segurança, entre abrile maio. “A segurança pública é uma política que tem prioridade no nosso governo, mesmo nesse momento de crise. Mais viaturas significam mais mobilidade da polícia, o que proporciona um combate cada vez mais eficiente à criminalidade, que é o que nos interessa. Essa é mais uma etapa no processo de reestruturação do policiamento ostensivo que irá nos ajudar na redução dos índices de criminalidade, o que já está acontecendo”, afirmou o governador, destacando que a previsão é até junho completar o total de 700 viaturas no Estado, totalizando investimentos de aproximadamente R$ 60 milhões.
José Melo também falou sobre o diálogo que manteve com os policiais militares e civis para evitar paralisação da categoria. “Eu fiquei muito feliz com o nível de consciência dos servidores. A partir do momento em que eles conheceram os números do cenário econômico, entenderam que discutir hoje não seria produtivo porque nós não temos o que oferecer. Então, eles cederam ao meu pedido de discutir essa questão lá na frente e eu quero agradecê-los publicamente”, disse o governador.
Os novos veículos (modelos Renault Duster, S-10 e Pálio Weekend) serão destinados para Manaus e Região Metropolitana. A Polícia Militar receberá 121 viaturas e a Polícia Civil 59. Os veículos modelo Duster irão completar o policiamento da zona norte, dividida em 42 setores. Os demais modelos atenderão as tropas especializadas da Polícia Militar, batalhões da PMAM no interior do Estado e ainda os Distritos Integrados de Polícia (DIPs).
Entre as novas viaturas entregues, 18 são do modelo Dusters, 103 Pálioweekend e 48, são no modelo S-10. Além de Manaus, 16 municípios do interior do Estado, irão receber as novas viaturas: Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Iranduba, Humaitá, Tefé, Tabatinga, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Eirunepé, Maués, Manicoré, Boca do Acre, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Borba.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, além das viaturas que serão destinadas ao Policiamento com Responsabilidade Territorial (Ronda no Bairro) o grande diferencial nesse processo de aquisição dos novos veículos, é o investimento que está sendo destinado à Força-Tática e Tropas Especializadas da Polícia Militar, que atuam na repressão qualificada dos crimes, dando suporte às Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms).
Com a completa frota de veículos, Sérgio Fontes destaca que as Polícias Civil e Militar terão quase o dobro de veículos que no mesmo período do ano passado. “A presença das polícias nas ruas dará um grande diferencial para a redução de crimes, já que o policiamento ostensivo inibe a ação de criminosos. Uma recente prova disso foi a redução dos roubos a ônibus após a operação ‘Catraca’, quando a Polícia Militar intensificou a presença nos principais corredores de ônibus”, afirmou.
Reforço no combate ao crime
O comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Gilberto Gouvêa, destacou que com a chegada das novas viaturas, o Governo está equipando as três malhas de policiamento. “As tropas especializadas e a Força-Tática atuam dando suporte à primeira malha, tendo uma atuação repressiva e utilizada conforme a mancha criminal de cada localidade”, disse Gouvêa. O comandante destacou que os veículos, juntamente com o empenho dos policiais militares, trarão maior tranquilidade para a população nas ruas de Manaus.
O delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, ressaltou que as novas viaturas destinadas para a Polícia Civil, além de também aumentarem a presença da polícia nas ruas por serem veículos caracterizados, darão mais rapidez nos procedimentos realizados nos Distritos Integrados de Polícia (Dips). “Com certeza quem sai ganhando em primeiro lugar é o cidadão, já que daremos mais agilidade nos procedimentos realizados pela polícia judiciária”, disse