
Subiu para 17, o número de óbitos por H1N1 no Amazonas. A confirmação foi divulgada ontem quarta-feira (6) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) por meio da edição n°05 do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado, a atualização aponta que já foram notificados 301 casos da síndrome gripal grave. Destes, 69 são positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 45 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).
Dos 17 casos de óbitos confirmados por H1N1, 13 deles foram em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins e um em Itacoatiara. Outros quatro óbitos foram confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo três de Manaus e um de Borba.

Dos 21 óbitos registrados por SRAG, 85% apresentavam fator de risco, com destaque para pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neoropatas.
A FVS- AM alertou que, a rede de atenção básica, urgência e emergência estão aptas para atender da melhor forma esses pacientes.
Todas as unidades de saúde da rede pública e privada, tanto da capital quanto interior, estão abastecidas com antiviral. No último final de semana a FVS recebeu do Ministério da Saúde um reforço de quantidade de antiviral para atender de forma imediata os pacientes.