STF cassa mandato de deputado condenado a 12 anos de prisão

Deputado Paulo Feijó condenado or corrupção/Foto: AC

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ontem (02), cassar o mandato do deputado federal Paulo Feijó (PP-RJ). A cassação foi definida pelo colegiado ao condenar o parlamentar a 12 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em regime fechado.
Apesar da decisão, a cassação e a pena não serão aplicadas, automaticamente, porque ainda cabe recurso.


No julgamento, os ministros entenderam que o mandato do deputado deve ser cassado automaticamente pela Câmara, tendo em vista que o cumprimento do regime fechado não é compatível com o cumprimento das atividades parlamentares. Conforme a Constituição, o parlamentar que falta a um terço das sessões deve ter o mandato cassado.

Deputado Paulo Feijó condenado or corrupção/Foto: AC

Conselho de Ética

O entendimento do colegiado é diferente dos precedentes já julgados pelo plenário da Corte sobre a questão. Em 2013, a Corte decidiu que cabe ao Congresso dar a palava final sobre a perda do mandato.

Dessa forma, ao ser comunicada da condenação pelo STF, cabe à Mesa Diretora da Casa encaminhar a informação ao Conselho de Ética. Em seguida, o colegiado deve abrir um processo de cassação para que os deputados possam decidir se o condenado terá o mandato cassado.

Em nota, a assessoria jurídica de Paulo Feijó informou que vai aguardar a publicação da decisão para entrar com recurso no STF.(Terra/AgBr)

Artigo anteriorGoverno do AM anunciará promoções na PM e escalonamento na PC no dia 30 de junho
Próximo artigoTrês suspeitos de chacina no Mato Grosso são presos em Rondônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui