STF inclui condenados do mensalão do PT em cadastro de inelegíveis

Ministro Joaquim Barbosa(STF)/Foto: Arquivo
Ministro Joaquim Barbosa(STF)/Foto: Arquivo
Ministro Joaquim Barbosa(STF)/Foto: Arquivo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou a inclusão dos nomes dos condenados no processo do mensalão do PT no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa e por Ato que implique Inelegibilidade (CNCIAI).

A portaria foi divulgada na edição desta quinta-feira (22) do “Diário de Justiça Eletrônico” e será considerada publicada nesta sexta (23).


O cadastro foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano passado com a intenção de criar um banco de dados que servirá como fonte de consulta aos tribunais eleitorais, que devem analisar se os candidatos a cargos eletivos preenchem os requisitos da Lei da Ficha Limpa.

A ideia é que a Justiça Eleitoral identifique e barre condenados a partir da eleição deste ano por meio do cadastro.

Durante o julgamento do processo do mensalão do PT, 24 acusados foram condenados por crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas.

Entre os que cumprem pena estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, além dos ex-deputados federais Valdemar Costa Neto, João Paulo Cunha, Pedro Henry, Pedro Corrêa, Bispo Rodrigues e Romeu Queiroz.

Confira abaixo a portaria:

“PORTARIA Nº 90, DE 21 DE MAIO DE 2014

O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, com base no
disposto no art. 363 do Regimento Interno,
RESOLVE:
Art. 1º Delegar ao Coordenador de Processos Criminais os atos necessários de inclusão, alteração ou exclusão de dados dos condenados na Ação Penal nº 470/STF no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa e por Ato que implique Inelegibilidade – CNCIAI do Conselho Nacional de Justiça.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Ministro JOAQUIM BARBOSA”

Artigo anteriorMoinho e Serginho Queiroz, fazem o show do Botequim no fim de semana
Próximo artigoJuiz informa ao STF sobre supostos depósitos de doleiro para Collor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui