A técnica que permite memorizar nomes sem jamais esquecê-los

Recordar nomes traz confiança, foco e mais eficiência no trabalho/Foto: Divulgação

No começo dos anos 1990, Mark Channon trabalhava em um bar de Londres quando um amigo lhe ensinou uma técnica para lembrar nomes. Naquela época, Channon, que tentava a carreira de ator, conseguia decorar textos para o palco, mas tinha uma memória péssima para nomes.


Com a técnica de memorização, logo ele estava recordando nomes de clientes e pedidos de drinques mesmo nas noites mais movimentadas. Em poucos anos, ele desenvolveu um gameshow para a BBC chamado Monkhouse Memory Masters, onde apresentava estratégias de memorização aos participantes, que competiam em jogos de memória.

Em 1995, ele ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Memória, e se tornou um dos primeiros mestres internacionais da memorização.

Hoje Channon ensina essas técnicas a trabalhadores que buscam um diferencial na carreira. Profissionais como ele afirmam que a habilidade para lembrar nomes é uma ferramenta útil que pode ajudar executivos a conquistar a confiança de empregados e a melhorar a relação com clientes. Recordar o nome de alguém mostra que você presta atenção e se importa com o que ela diz, afirma ele.

“Uma das coisas mais poderosas”, afirma Channon, “é você poder entrar numa sala e chamar cada um pelo nome.”

Recordar nomes traz confiança, foco e mais eficiência no trabalho/Foto: Divulgação

Além disso, recordar nomes e outras informações traz confiança, foco e mais eficiência no trabalho, diz Luc Swaab, um treinador na empresa holandesa BrainStudio, que ajuda pessoas a lidar com a overdose contemporânea de informações.

“Nós somos nossas lembranças”, afirma Swaab. “É muito importante investir em uma boa memória. Hoje em dia terceirizamos nossa memória para dispositivos digitais, mas é legal trabalhar nisso.”

Cinco passos para guardar o nome de alguém

1. Escute com atenção. Normalmente estamos mais preocupados com o que vamos dizer quando alguém se apresenta.

2. Repita o nome. Logo após ouvir o nome, encontre um modo gentil de repeti-lo. Talvez pergunte como soletrá-lo, caso seja complicado, ou apenas diga “prazer em conhecê-lo” com o nome da pessoa.

3. Mentalize uma imagem que remeta a esse nome. O nome Joana, por exemplo, pode trazer a imagem de uma joaninha.

4. Associe a imagem a um aspecto da aparência da pessoa. Se Joana tiver um nariz estranho, pense em uma joaninha com esse nariz. Certifique-se que seja uma característica da pessoa que não irá mudar. O cabelo, por exemplo, pode ser cortado ou colorido. E não conte à pessoa que está fazendo isso para não correr o risco de ofendê-la.

5. Repasse a informação. Reserve um tempo mais tarde para repassar as imagens e os nomes na sua cabeça.

Fonte: R7

Artigo anteriorRodrigo Faro vai interpretar Silvio Santos no cinema
Próximo artigoHoje (15) tem Loka Tentação na Roda de Samba Meia Noite Acaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui