Tefé, minha saudade! A Educação (Escola Santa Teresa)

Professora Raimunda Gil Schaeken

Professora Raimunda Gil Schaeken
Professora Raimunda Gil Schaeken

Já fundada uma Escola para meninos, a preocupação de Mons. Barrat era a educação das meninas na responsabilidade das irmãs Franciscanas Missionárias de Maria desde sua chegada, no dia 12 de julho de 1925.

As Irmãs fmm. são consideradas “Pioneiras da Educação”. Vieram de muitas nações, congregadas e enviadas pelo amor de Cristo.

No dia 16 de janeiro de 1926, com a presença das autoridades e de Mons. Barrat, foi inaugurado o Colégio Santa Teresa, e dada a aula inaugural do início do ano letivo, sob a direção da Madre Opfélia  de Jesus.

Dois dias após a inauguração, dia 18 de janeiro, iniciou-se as primeiras atividades escolares com um total de 72 alunas. As matérias eram Português, Aritmética, Catecismo, Geografia, História Natural e História do Brasil.

Já no primeiro ano de atividades, as Irmãs programaram um Internato ( na sua maioria órfãs) e o Externato que, em pouco tempo, atingiu um número de 101 alunas.

A princípio, a Escola era particular e mantida pelas Irmãs fmm.

A semente caíra em terra fértil, e a Escola, à medida que os anos passavam, crescia em quantidade e qualidade. Quem não lembra da boa fama do ensino de Tefé? Seu valor era tão grande que logo vieram alunas de outros municípios, entre os quais Carauari, Eirunepé, Fonte-Boa, Uarini, Alvarães e até de Manaus.

Com a criação da Escola Normal Rural Santa Teresa, em  1948, o Grupo Escolar Santa Teresa passou a funcionar anexo à Escola Normal, ocupando o mesmo prédio, situado na Av.Getúlio Vargas, 198.

Em 1957, pelo Decreto N° 50/57, de 31 de julho de 1957, do Diário Oficial de 8 de agosto de 1957, foi criado oficialmente o Grupo Escolar Santa Teresa.

Pela Portaria N° 17/62, de 11 de agosto de 1962 do Secretário da Educação e Cultura, Sr. Aderson Andrade de Menezes, com o Parecer do Conselho Estadual da Educação do Amazonas, foi determinado o registro provisório na Divisão do Ensino Primário e Iniciação Profissional do Departamento da Educação e Cultura da Escola Santa Teresa, para que a mesma pudesse auferir as vantagens conferidas pela legislação vigente.

Em 1971, pelo Decreto N° 2.064 de 9 de março de 1971, o Grupo Escola Santa Teresa passou a moldar-se dentro das normas da Lei N° 5.692 de 11 de agosto de 1971, adaptando-se à Reforma do Ensino e denominando-se oficialmente Subunidade Grupo Escolar Santa Teresa, pertencente à Unidade Educacional de Tefé.

A partir de 1975, devido o crescimento escolar, a referida Escola passou a funcionar em prédio próprio, construído na Praça Ana Coelho, na  Rua Capitão José Patrício N ° 358, com o nome oficial de Grupo Escolar Santa Teresa-Pavilhão Márcia Maciel de Andrade, passando a atender a clientela de 1ª a 4ª Séries.
Em 1980, passou a denominar-se oficialmente, Escola de 1º Grau Santa Teresa, pelo Decreto Nº 4.870 de 24 de março de 1980.

Desde 1989, denominou-se Escola Estadual Santa Teresa.

Em 4 de marco de 1984, foi restaurada na administração do Prefeito Hélio Bezerra Bessa, com o apoio do Governador Gilberto Mestrinho e a Secretária da Educação e Cultura, Profa. Freida Bitencourt.

Funciona com o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª Séries.

Hino da Escola Santa Teresa
(Ensinado pela  Madre José Paulo)

Nós somos do Santa Teresa
O bando juvenil
Irmãos, cantemos nosso ninho
Com ardor primaveril

Cantai, cantai, gentis colegas
Um hino de louvor
Ao ninho onde nossa infância
Vem buscar luz e amor.

Oh! Grande santa neste dia
Ouvi nosso cantar
Que vai subindo com alegria
Aos pés do vosso altar.

Cantai, cantai, gentis colegas
Um hino de louvor
Cantai a excelsa Padroeira
Gratidão, sincero  amor.

Fiéis  seremos às divisas
Traçando ideal
Seguir a trilha da verdade
Luminosa e celestial

Segui, segui, gentis colegas
À estrela que reluz
E assim chegai à caridade
Por Maria até Jesus.

RAIMUNDA GIL SCHAEKEN (Tefeense, professora aposentada, católica praticante,
membro da Associação dos Escritores do Amazonas –ASSEAM e da Academia de Letras, Ciências e Artes do
Amazonas – ALCEAR).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui