
O temporal da tarde desta quarta-feira (19) causou mais de 70 ocorrências em Manaus. Entre os casos estão 32 alagações, 23 deslizamentos, cinco riscos de desabamento e duas erosões.
Os casos foram repassados para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). Os agentes da Prefeitura de Manaus foram prontamente mobilizados para lidar com os incidentes em diversas áreas da cidade, visando garantir a segurança e o bem-estar da população.
Já na parte da noite, o prefeito de Manaus, David Almeida, se reuniu com o comitê de crise, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), para alinhar as estratégias de enfrentamento dos impactos das fortes chuvas. A Prefeitura de Manaus atua na assistência às famílias afetadas pelo deslizamento ocorrido na comunidade Fazendinha, no bairro Cidade Nova, Zona Norte.

No total, seis pessoas foram atendidas e encaminhadas a hospitais da cidade. Sammya Maciel, 45 anos, líder comunitária, faleceu ao chegar na unidade hospitalar. “Com imensa tristeza, manifesto solidariedade às famílias que foram afetadas pelo deslizamento, e à família de Sammya Maciel, que perdeu sua vida de forma trágica”, disse o prefeito de Manaus.
Até as 20h de ontem, foram registrados 70,60 milímetros de chuva, totalizando aproximadamente 320 milímetros ao longo do mês, valor que já supera a média esperada para todo o mês de março. Até o início da noite, foram registradas 72 situações de alagamentos, deslizamentos e transtornos urbanos, todas sendo atendidas pelas equipes municipais.
A Defesa Civil segue atuando em conjunto com as demais secretarias municipais para reduzir os impactos da chuva, principalmente na comunidade Fazendinha. O titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, reforçou o compromisso da prefeitura em prestar o suporte necessário, e destacou que a secretaria trabalha para garantir moradias dignas à população.

Atendimentos
O Serviço Móvel de Urgência (Samu 192), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi acionado às 17h20 para prestar socorro a vítimas do deslizamento de terra na comunidade Fazendinha. Duas ambulâncias, uma de suporte básico (USB) e outra de suporte avançado (USA), que funciona como UTI móvel, foram enviadas de imediato ao local da ocorrência.
Foram socorridos uma gestante de 32 anos com 29 semanas de gravidez, um homem de 41 anos e o filho dele e um jovem de 18 anos. Três das vítimas foram encaminhadas ao Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na zona Leste. Todos já receberam alta.
A equipe do Serviço de Calamidades e Emergências identificou três moradias com perda total e outras 15 com perda parcial, com risco de desabamento. Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), de forma emergencial, também atuam para conter os danos causados às famílias pelo deslizamento.
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Manaus identificou 600 pontos de erosão na cidade, sendo quase 90 classificados como de alto risco. Até o momento, 32 dessas áreas receberam obras de contenção e a gestão segue atuando com medidas preventivas e intervenções estruturais para minimizar os impactos do rigoroso inverno amazônico.