
Um enorme tornado atingiu o Catar durante a preparação da seleção da Inglaterra para a partida contra a França, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo.
O fenômeno foi visto na cidade industrial de Ras Laffan, cerca de 80 quilômetros de Doha. A localidade também fica a menos de meia hora de carro do estádio Al Khor, o mais ao norte das sedes da Copa.
O Departamento de Meteorologia do Catar, que foi o responsável por compartilhar as imagens, confirmou que, além do tornado, chuvas torrenciais altamente incomuns atingiram a localidade. Com isso, estradas em Ras Laffan foram inundadas.
#الحويلة الآن #كأس_العالم_قطر_2022 #كأس_العالم_2022 #قطر_2022#الدوحة #قطر pic.twitter.com/qeP0KK2ShO
— أرصاد قطر (@qatarweather) December 7, 2022
#رأس_لفان الآن
#كأس_العالم_قطر_2022 #كأس_العالم_2022 #قطر_2022#الدوحة #قطر #Doha #Qatar #WorldcupQatar2022 #Qatar2022 pic.twitter.com/pHTt4VwNHf
— أرصاد قطر (@qatarweather) December 7, 2022
Os tornados são extremamente raros no Catar. De acordo com o Índice de Risco Mundial, o país tem o menor nível de ameaça de desastres naturais do mundo.
Um usuário do Twitter também compartilhou uma foto de uma enorme pedra de granizo.
A precipitação média anual do Qatar é de apenas 75 mm por ano. Enquanto isso, a precipitação média mensal é de apenas 5,9 mm e, durante a estação seca, entre junho e outubro, a chuva é quase inédita.