Trabalhadores da educação começam a receber a segunda dose de vacina

Foto: João Viana / Arquivo Semcom

A Prefeitura de Manaus está convocando os trabalhadores de educação das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino básico e superior a comparecer, no período de 10 a 18/8, de forma escalonada, a um dos 27 pontos de vacinação coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O chamado visa a proteção da comunidade acadêmica no retorno das aulas 100% presenciais, a partir do próximo dia 23.

“Queremos que os professores e demais servidores que atuam na área de educação voltem às suas atividades com o esquema de vacinação completo, para que possam desenvolver suas atividades da forma mais segura possível”, destaca o prefeito David Almeida, acrescentando que, além da imunização dos trabalhadores de educação, as escolas da rede municipal terão controle rígido quanto aos protocolos de prevenção ao novo coronavírus, para que também os pais, alunos e eventuais visitantes estejam em ambiente totalmente adequado às normas de biossegurança.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que devem se vacinar com a segunda dose todos os professores e demais trabalhadores do ensino básico (creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e de jovens e adultos) e ensino superior vacinados com a primeira dose.

“Trata-se de uma estratégia para intensificar a cobertura vacinal e todos devem procurar um dos nossos postos para completar seu esquema de imunização, seguindo o calendário da intensificação e não as datas indicadas inicialmente pelo Imuniza Manaus pela carteira de vacinação”, salienta.

Para evitar aglomerações e acompanhar a ordem de vacinação definida anteriormente, serão atendidos nesta terça-feira, 10, os trabalhadores do ensino médio da rede municipal e federal. Entre os dias 11 e 13/8 (quarta a sexta-feira) serão vacinados os que atuam no ensino básico estadual. Na terça-feira da próxima semana, 17, será a vez dos que trabalham no ensino básico da rede particular. E na quarta-feira, dia 18, devem ser vacinados os trabalhadores do ensino superior.

Os trabalhadores de educação começaram a ser vacinados em 19/5, como o 18º grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. No total, 38.606 pessoas pertencentes a essa categoria foram vacinadas com a primeira dose, sendo 31.873 pertencentes ao ensino básico e 6.733, ao ensino superior. Desses, 5.009 já receberam a segunda dose. A meta, agora, é imunizar os 33.631 trabalhadores restantes com a segunda dose.

Para se vacinar é necessário apresentar documento de identidade original com foto, CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.
O atendimento a esse público será feito em todos os 27 pontos de vacinação que estão operando na fase atual da campanha, ou seja, quatro pontos estratégicos de grande fluxo – “sambódromo”, Sesi-AM, shopping Phelippe Daou e Studio 5 – e mais 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), distribuídas em todas as zonas geográficas de Manaus.

Além dos trabalhadores de educação, os postos dão continuidade ao atendimento do público de 18 anos ou mais que precisa tomar a primeira ou a segunda dose.

Calendário de segunda dose (Trabalhadores de Educação)

Dia 10 (terça-feira) – Ensino básico municipal e federal
Dias 11, 12 e 13/8 (de quarta a sexta-feira) – Ensino básico estadual
Dia 17/8 (terça-feira da próxima semana) – Ensino básico privado
Dia 18/8 (quarta-feira da próxima semana) – Ensino superior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui