TRE-AM retoma testes das urnas eletrônicas

Foto: Divulgação

Com a alteração do calendário eleitoral, definindo o pleito deste ano para os dias 15 e 29 de novembro, os testes das urnas eletrônicas foram retomados. O objetivo é assegurar o bom funcionamento dos equipamentos no dia da eleição. Por conta da pandemia do coronavírus, os testes haviam sido suspensos.


As urnas ficam guardadas no depósito, no subterrâneo da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Entre uma eleição e outra, todas as urnas são testadas mais de uma vez.

A urna eletrônica, embora seja um equipamento robusto, tem como qualquer outro dispositivo eletrônico, a possibilidade de falhar durante o uso, principalmente se ficar todo o período entre as eleições desligado. Com o teste exaustivo, no tempo que há entre uma eleição e outra, cada uma das quase 8 mil urnas guardadas no depósito de urnas fica 24 horas ligada, e há uma rotina que testa placa, teclado, LCD e outros componentes, para garantir que esteja íntegro no dia da eleição, ou apresente os defeitos que tiver que apresentar durante o teste.

 

Artigo anteriorPrefeitura interdita passagem subterrânea do complexo viário da Constantino
Próximo artigoNovavax anuncia resultados positivos na fase 1 de vacina para covid

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui