



A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está realizando, hoje, quinta-feira (04), a eleição para diretores das unidades da capital e interior, com O processo de consulta à comunidade acadêmica, feito através de voto direto e secreto em urnas eletrônicas. O resultado final do pleito será divulgado no dia 8 de dezembro.
A consulta acadêmica acontece na Escola Normal Superior (ENS), Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Escola Superior de Tecnologia (EST) e Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (EST). Participam da escolha cerca de 10 mil alunos, 500 docentes e 200 técnicos-administrativos dos cursos das unidades acadêmicas envolvidas no pleito.
Segundo a presidente da comissão eleitoral, professora Alice Sobral, após o encerramento da votação, às 20h desta quinta-feira, será feita a apuração e em seguida a publicação do resultado. “A partir desta sexta-feira, se houver candidatos que ingressarem com algum recurso, a comissão irá analisar e tomar as decisões necessárias. A partir daí, iremos publicar o resultado final no dia 8 de dezembro”, explicou.
Sistema proporcional – Alice Sobral explicou que o sistema de votação é proporcional, ou seja, cada categoria tem um peso diferente, sendo 70% para docentes, 20% para estudantes e 10% para técnicos-administrativos. “Isso é determinado pela própria instituição de ensino e o cálculo do resultado é feito com base nessas regras”, disse.
Paralelamente à eleição, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEA também está realizando um consulta à comunidade acadêmica sobre a forma de escolha dos diretores das unidades, conforme explicou o presidente do DCE, Mike Soares.
“Queremos saber dos estudantes se eles querem o voto paritário, que corresponde a 33,3% para professores, técnicos e estudantes; o voto universal, em que cada voto corresponde a um; ou o voto proporcional, que garante 70% para os professores”, afirmou.
Candidatura – Puderam se candidatar aos cargos de diretor os docentes da UEA pertencentes ao quadro efetivo em regime de trabalho de 40 horas semanais, obrigatoriamente lotados na unidade acadêmica da candidatura. As chapas são compostas pelos candidatos a diretor e coordenador de qualidade, que será o substituto imediato do diretor de unidade, em caso de ausência do titular, mas também responsável por organizar e articular todos os setores competentes à unidade acadêmica, controlando os aspectos materiais, financeiros e de recursos humanos, entre outros.
CRÉDITO DAS FOTOS: PAULO BAHIA JR./UEA