UEA vai ganhar curso de medicina veterinária, em 2104

Deputado Tony Medeiros

Deputado Tony Medeiros


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) pode ganhar em 2014 o curso de Medicina Veterinária e, desta forma, auxiliar municípios onde a criação de gado encontra-se em expansão, como Boca do Acre, Apuí, Manicoré e Parintins.

A proposta é do deputado estadual Tony Medeiros, que ontemnesta quarta-feira (18) encaminhou ao governo do Estado a indicação para criação do curso de MedicinaVeterinária na UEA.

De acordo com Tony Medeiros, a proposta é levar o curso aos municípios onde existe tradição pecuarista, contribuindo para o melhoramento dos rebanhos. “Sem acompanhamento médico veterinário, nossos rebanhos correm riscos de doenças, sem contar as dificuldades na comercialização do gado”, afirmou Tony.

Na proposta encaminhada ao governador Omar Aziz, foi sugerido que o curso de Veterinária seja criado em 2014, com vestibular realizado ainda no primeiro semestre do mesmo ano. “A cada ano aumenta a necessidade de veterinários no Amazonas, onde os rebanhos bovino, bubalino enhar curso d caprino não param de crescer”, acrescentou Tony.

No município de Boca do Acre, onde encontram-se os maiores rebanhos do Amazonas, não existe curso de Veterinária. A escassez de profissionais obriga pecuaristas a procurar médicos veterinários em outros Estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Problema semelhante vive o distrito de Santo Antônio do Matupi, no interior de Manicoré, onde existe a criação de gado para corte e leiteiro. Tony Medeiros lembra que viajou recentemente para o distrito, onde os pecuaristas reclamaram da falta de profissionais especializados em Veterinária. “O setor pecuarista encontra-se em franca expansão, porém esbarra na falta de profissionais para lidar com o gado, bem como de médicos veterinários”, acrescentou o deputado.

Na zona rural de Itacoatiara, os rebanhos bovinos estão dando lugar aos bubalinos. Há cerca de dez anos, pecuaristas começaram a investir na criação de búfalos, que são usados para produção leiteira e derivados.

Segundo o pecuarista Rogério Araújo, que optou pela troca dos rebanhos, os búfalos se adaptaram melhor aos terrenos alagadiços da zona rural de Itacoatiara. “Estamos investindo com bastante êxito na criação de búfalos. Vejo com otimismo a proposta da criação do curso de Medicina veterinária pela UEA”, destacou o pecuarista.

Tony Medeiros lembrou que na próxima semana estará reunido com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, e irá expor a necessidade de criação do curso de Medicina Veterinária no interior do Amazonas. “O reitor da UEA conhece as necessidades do interior do Estado, por isso tenho cofiança que nosso pedido será analisado e, em breve, teremos o curso espalhado pelos municípios”, completou Tony.

Artigo anteriorTherezinha Ruiz presta contas de seu trabalho em 2013 na CMM
Próximo artigoHomem se suicida após atirar contra a mulher e a enteada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui