UNICEF realiza avaliação do Viva Melhor Sabendo Jovem em sete capitais

Foto: Reprodução

Para avaliar os principais resultados da implementação da estratégia do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem (VMSJ), uma estratégia em saúde do UNICEF e parceiros para adolescentes e jovens, entre 15 e 29 anos, ao diagnóstico oportuno do HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, ocorre um workshop para revisão dos conteúdos e resultados obtidos da iniciativa, produção e divulgação de material.


Em Manaus, o evento aconteceu com o encontro da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens (RNAJVHA), quando serão discutidas estratégias para seu fortalecimento.

A implementação bem-sucedida do VMSJ envolve gestão intersetorial, pesquisa para identificação e mapeamento das populações-chave e prioritárias, capacitação de profissionais, intervenções comunitárias e, mais importante, a participação e protagonismo de adolescentes e jovens.

O projeto também tem histórico nas capitais dos estados do Ceará, Amazonas, Pernambuco, Maranhão, São Paulo e, Espírito Santo.

“Apesar dos grandes avanços na resposta ao HIV/aids no Brasil, a infecção continua a apresentar tendências de crescimento entre adolescentes e jovens, demonstrando que muitos desafios na prevenção e controle do vírus HIV ainda persistem. Nesse contexto, o Viva Melhor Sabendo Jovem (VMSJ) busca garantir a ampliação do acesso de adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos ao teste do HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis e, dessa forma, temos por objetivo facilitar o início imediato ao tratamento e a retenção a esse tratamento, nos casos positivos, para que cheguem à carga viral indetectável”, esclarece Antônio Carlos Cabral, especialista em Saúde e HIV/aids do UNICEF Brasil .

“O Programa de HIV/aids do UNICEF, baseado nos princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança, assim como as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Juventude, apoia o Governo Brasileiro, com o intuito de obter melhores resultados nas políticas públicas relacionadas a este tema. Os eventos que estaremos realizando em sete capitais brasileiras visam avaliar a iniciativa o quanto avançamos e os ajustes necessários para chegar onde queremos”, salienta Javier Angonoa, consultor de saúde do UNICEF para avaliação do Viva Melhor Sabendo Jovem.

Sobre o VIVA Melhor Sabendo Jovem

A estratégia em saúde do UNICEF e parceiros visa a ampliação do acesso de adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos ao diagnóstico oportuno do HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Além disso, incentiva a testagem e, nos casos positivos para o HIV, a adesão imediata ao tratamento. A iniciativa também tem como prioridade a continuidade dos jovens testados positivos na Terapia Antirretroviral (TARV) e no acesso às informações sobre prevenção e autocuidado, por meio da formação entre pares.

Artigo anteriorFlamengo enfrenta Barcelona em busca de vaga na final da Libertadores
Próximo artigoCorredoras Ana e Maria representam o Amazonas no Brasileiro de Atletismo Sub-16

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui