Universidade do Amazonas lança programa Pró-Inovação e revista institucional

Lançamento do Programa Pro-Inovalab/Foto: Nathalie Brasil
Reitor Cleinaldo Costa(UEA), fala no evento/Foto: Nathalie Brasil
Reitor Cleinaldo Costa(UEA), fala no evento/Foto: Nathalie Brasil
Lançamento do Programa Pro-Inovalab/Foto: Nathalie Brasil
Lançamento do Programa Pro-Inovalab/Foto: Nathalie Brasil

Na tarde de ontem, terça-fira (02), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) implantou o Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab Amazonas), que cria Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), para que alunos e professores possam ter acesso aos conteúdos e materiais didáticos por meio de tablets, computadores e smartphones, em evento que aconteceu no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA.

A implantação do programa na Universidade é fruto da parceria com a Universidade de São Paulo (USP), sendo que a UEA é a segunda instituição de ensino superior do Brasil e da América Latina a adotar o Pró-Inovalab. Para o reitor da Universidade, Cleinaldo de Almeida, a meta é que em quatro anos todas as unidades da UEA no Estado estejam com o programa.


“É uma revolução de ensino que chega a nossa universidade com esse tipo de inovação das tecnologias de informação e comunicação. Queremos que toda a Universidade esteja coberta pelo Pró-Inovalabe nos próximos quatro anos. Vamos começar a treinar nossos docentes, alunos monitores e técnicos administrativos”, explicou.

Além da criação de novos formatos de materiais digitais, o Pró-Inovalab possui o programa “Homem Virtual”, um sistema de computação gráfica que consiste na produção e desenvolvimento de imagens tridimensionais das estruturas do corpo humano com impressões em terceira dimensão (3D).

Conforme o coordenador Pró-Inovalab da USP, professor Chao Lung Wen, a produção de objetos e estruturas do corpo humano vai suprir uma demanda e facilitar o aprendizado dos alunos.

“O aprendizado em Medicina, Enfermagem e Odontologia tem um problema sério, que é a falta de corpo humano para aprender anatomia. Então o projeto trabalha com a inovação de produzir estruturas semelhantes a do corpo humano para que o aluno possa aprender. Em qualquer local que tenha impressora em 3D, o aluno pode reproduzir a mesma estrutura. Isso é primordial para o aluno construir seu conhecimento, a partir das estruturas anatômicas”, destacou o coordenador.

Revista – Na mesma solenidade de lançamento do Pró-Inovalab Amazonas, foi lançada a primeira edição da “UEA em Revista”. O periódico traz temas variados, com o foco na divulgação científica de produções feitas por pesquisadores, professores e alunos da universidade. A revista também está disponível na versão digital no www.uea.edu.br.

Artigo anteriorPolícia Civil do AM comemora o Dia Nacional do Delegado de Polícia
Próximo artigoO Sindicato dos Policiais Civis aponta sérios problemas nas delegacias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui