Vacina contra o HPV disponível nas 171 Unidades de Saúde de Manaus

Vacina disponível a partir do dia 10/Foto: Divulgação
Vacina disponível a partir do dia 10/Foto: Divulgação
Vacina disponível a partir do dia 10/Foto: Divulgação

A vacina quadrivalente contra o HPV, que previne a ocorrência do câncer do colo de útero, estará disponível na rotina de serviço das 171 Unidades de Saúde da rede municipal que possuem sala de vacina, a partir da próxima terça-feira (10), e destinada à meninas de 9 a 11 anos, como parte do Calendário Nacional de Vacinação.
No momento da vacina não é obrigatório o acompanhamento de pais ou responsáveis, nem assinatura de termos de autorização ou recusa. A menina deverá apresentar apenas a sua Caderneta da Adolescente ou o próprio cartão de vacina. O esquema da aplicação quadrivalente inclui três doses, sendo que a segunda dose deve ser aplicada depois de seis meses e a terceira após 60 meses da primeira dose.


Segundo o secretário municipal de Saúde, a estimativa é de que Manaus tenha, atualmente, uma população de 57.196 meninas com idade entre 9 e 11 anos e a meta é vacinar, no mínimo, 80% desse público-alvo. “As meninas que participaram das campanhas em 2013 e 2014 e não receberam todas as doses da vacina também poderão procurar as Unidades de Saúde, mas devem comprovar a vacinação anterior apresentando o cartão de vacina”, informa Homero de Miranda Leão.

Governo e Prefeitura iniciaram a oferta da vacina contra o HPV em 2013, considerando a alta incidência e mortalidade por câncer de colo de útero na região Norte.  Mesmo com alta incidência, é um tipo de câncer que apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente por meio de consultas regulares ao ginecologista e pela realização regular dos exames recomendados. “A vacinação para a prevenção do HPV é mais uma das estratégias que está sendo disponibilizada para a população na prevenção da doença e é importante que todas as meninas completem o esquema vacinal para que a imunização seja garantida”, destaca o secretário.

Em 2013, na vacinação contra o HPV, 9,6 mil meninas não completaram o esquema vacinal. Em 2014, um total de 6,7 mil meninas não receberam a segunda dose da vacina.

Novidade

Este ano, a imunização contra o HPV também estará disponível nos Serviços de Acompanhamento Especializado em HIV/Aids (SAEs) para beneficiar mulheres com idade entre 9 e 26 anos vivendo com HIV, mediante apresentação da prescrição médica.

Artigo anteriorDivisão de propina de obras dos contratos da Petrobras forçou troca de ministro
Próximo artigoNúmero de mulheres cientistas aumenta 259%, segundo pesquisa do CNPq

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui