Vereador quer expanção da Campanha contra o HPV também para meninos

Vereador Carlos Alberto quer expanção da vacina HPV para meninos/.Foto: Arquivo

Vereador Carlos Alberto quer expanção da vacina HPV para meninos/.Foto: Arquivo
Vereador Carlos Alberto quer expanção da vacina HPV para meninos/Foto: Arquivo

Indicação do vereador Carlos Alberto (PRB), que prevê a ampliação da campanha pública de vacinação contra o HPV para meninos entre 11 e 14 anos da cidade de Manaus, foi encaminhada ontem, quarta-feira (04), à Câmara Municipal de Manaus, que pretende viabilizar, por meio da Secretaria de Saúde, a ampliação da campanha pública de vacinação contra o HPV para meninos.

“O HPV é considerado por médicos especialistas como a epidemia do século 21 e a infecção do HPV é um problema que também atinge muitos homens”, destacou o parlamentar autor da proposta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que ocorrem 32 milhões de novos casos de HPV a cada ano. Atualmente são mais de 630 milhões de homens e mulheres contaminados pelo Papilomavírus Humano. “Temos aí uma campanha nacional super importante, mas que beneficia apenas uma parcela da população (meninas de 9 a 13 anos), e tem o foco apenas no combate ao câncer de colo de útero. Porém, existem outros tipos de doenças provocadas pelo HPV e que atingem homens, como o câncer de ânus, de pênis e de orofaringe, por isso a vacinação é importante também para os meninos”, explica o vereador.

O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui