A expectativa dos vereadores com o retorno dos trabalhos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), marcado para o próximo dia 10 (segunda-feira), é de intensificar ainda mais os debates relevantes para a cidade de Manaus como a mobilização urbana, saúde, educação, infraestrutura e Copa do Mundo.
O presidente da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (COMTVOP), Rosivaldo Cordovil (PTN) disse que o ano de 2014 será de muito trabalho e ficará marcado por grandes eventos como a Copa do Mundo e as eleições. Ele assegurou que a COMTVOP terá a missão primordial de chamar para si a responsabilidade de aprovar o Plano de Mobilidade Urbana, que será implantado na cidade por exigência de Lei Federal. “Vamos trabalhar muito em cima desse assunto. Para isso, já tivemos várias reuniões neste inicio de ano com órgãos envolvidos nesse processo”, ressaltou Cordovil.
O parlamentar destacou que o plano precisa ser amplamente discutido antes de ser implantado até o fim de 2014, para que não se percam os recursos destinados para infraestrutura. “Esse é um dos pontos fundamentais que a Comissão de Transporte irá atuar em 2014”, frisou Rosivaldo Cordovil, ao lembrar também que o parlamento estará nas comunidades para ouvir as demandas da população, além de outras questões que precisam avançar como a implantação do Bus Rapid System (BRS), Sistema Rápido de Ônibus, a sinalização de identificação de locais históricos, bairros e ruas e a criação de novas vias para melhorar o fluxo de veículos.
“O BRS vai funcionar, e junto a isso investimentos estão sendo feitos na recuperação de todas as plataformas centrais para que o transporte se torne mais veloz. É um planejamento estratégico para a Copa do Mundo para que se possa dar uma melhor mobilidade durante o evento”, informou Rosivaldo Cordovil.
Paralisação
Em relação a uma possível greve do transporte coletivo marcada para segunda-feira (10), Rosivaldo Cordovil confirmou que a comissão tratará do assunto com as empresas de ônibus, sindicato, órgãos envolvidos e a prefeitura. “A paralisação não pode acontecer. Muitos querem fazer da greve palanque eleitoral. A comissão estará atenta e irá discutir a paralisação com os atores envolvidos no sistema de transporte urbano para encontrar uma solução”, garantiu o vereador.
Já o vereador Waldemir José (PT) enfatizou que sua linha de atuação será continuar fiscalizando e priorizar o transporte público, a saúde, educação e infraestrutura. Na questão da educação, o vereador vai fiscalizar o funcionamento das creches, que segundo ele, estão paradas há quase um ano, além da questão da merenda escolar.
Waldemir José garantiu ainda que vai acompanhar e buscar soluções para a demora no atendimento nos hospitais e postos, em especial, pela falta de especialistas para tratamentos cardiológicos, urológicos, entre outros. “Vamos continuar cobrando respostas para melhorias no atendimento à saúde”, disse Waldemir, ao observar que irá acompanhar também o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), localizado no bairro da Cidade Nova, zona Norte, que segundo o parlamentar não funciona. “A prefeitura alugou o prédio, tem profissionais para atender no local, mas a população não tem o serviço”, revelou o parlamentar.
A questão da moradia também será outro tema a ser discutido pelo vereador. Como informou o vereador, mais de 120 mil pessoas moram em áreas de risco. “Essa questão só vai comover a população quando ocorrer uma desgraça envolvendo muitas famílias”, disse Waldemir José. Ele ressaltou também que vai desenvolver uma fiscalização no transporte coletivo, munindo a população com informações, principalmente quanto ao contrato das empresas de ônibus com a prefeitura.
Para o vereador Walfran Torres (PTC), as expectativas para 2014 serão em torno da luta pela melhoria da qualidade vida da população, principalmente na questão da água e esgoto de Manaus.
Na opinião dele, 2013 foi um ano de intensas atividades. O parlamentar lembra que a Casa correspondeu a maioria das expectativas e demandas da sociedade, mas que alguns pontos tiveram que ficar para o ano seguinte, como a revisão da Lei Orgânica do Município (Loman) e a revisão do Regimento Interno da CMM. “Acredito que esse ano será também de intensas atividades, principalmente por conta da Copa do Mundo e das eleições. Daí a necessidade de intensificarmos os trabalhos da Casa”, disse Walfran.
Água
Preocupado com a questão da água e esgoto em Manaus, o parlamentar disse que o tema precisa da atenção dos parlamentares. “Nós continuamos com os mesmos problemas, mesmo com os investimentos que a concessionária afirma ter feito”, frisou.
Paralelo ao tema da água, Walfran apresentou um Projeto de Lei no ano passado que dispõe sobre a desoneração do pagamento da tarifa para os usuários do sistema de abastecimento de água, em caso de suspensão do serviço. O PL aguarda a sanção do prefeito. Na proposta, o parlamentar justifica que a falta de água na cidade de Manaus tem causado transtornos de grandes proporções para a população. “Em alguns lugares da cidade, essa situação perdura há anos sem que haja solução eficaz e definitiva para o problema”, criticou Walfran.