Vila Olímpica de Manaus: Uma realidade esquecida – por: Dudu Monteiro de Paula

Foto: Programa impresso para a Inauguração da Vila Olímpica de Manaus

Olá, Salve, Salve!


Entre 1968 e 1972, no Governo Danilo Areosa, a Vila Olímpica de Manaus foi idealizada. As obras iniciaram em 1976, no Governo Enoch Reis, mas ficaram paradas por 10 anos.

A Inauguração aconteceu no dia 26 de março de 1990, no Governo Amazonino Mendes, há 31 anos.

Devemos atribui o nome de Roberto Gesta de Melo, como o mais importante desta obra: o idealizador, construtor e administrador.

O local tem uma área de 330 mil metros e o complexo é constituído por:

Alojamento para 220 Atletas; Auditório refrigerado para 120 pessoas; Lanchonete; Restaurante e cozinha que atendem, simultaneamente, 160 pessoas e; Sala de musculação.

Parque aquático com 3 piscinas: uma Olímpica (hoje a mais moderna do país); uma Semi-Olímpica (aquecimento e polo aquático) e; um Tanque de saltos. Lamentavelmente, as duas últimas destruídas e abandonadas. As três piscinas têm volume total de 4.810.000 litros; Cabine de cronometragem computadorizada com painel eletrônico e; Arquibancada coberta para 2 mil pessoas sentadas.

Kartódromo, hoje modificado, porém ainda sendo utilizado. Exceto em momentos como o atual, onde o espaço está ocupado por um circo.

Quatro quadras cobertas para variados esportes.

Centro de Treinamento para o Tênis de Mesa (um dos melhores da Região Norte).

Área de Tiro com Arco (arco e flecha).

Centro de Treinamento de Ginástica (o mais moderno do Norte do Brasil): Ginásio Bianca Maia.

Pista de atletismo (com um dos pisos mais modernos do mundo) e arquibancada coberta para 1500 pessoas, embora o complexo esteja com iluminação e manutenção deficitária.

Na inauguração da Vila Olímpica havia uma Pista de Skate, demolida no ano 2000.

Nestes 30 anos de existência da Vila, tivemos a presença de nomes importantes do desporto mundial, a saber:

Natação: Djan Madruga, Rômulo Arantes e Gustavo Borges.

Atletismo: de Cuba: Javier Sotomayor; dos Estados Unidos: Donovan Bailey; Alemanha: Jürgen Schult e Petra Felke; Portugal: Fernanda Ribeiro e outros Atletas de quase todo o mundo.

A lista de brasileiros é imensa e destacamos: Joaquim Cruz, Robson Caetano, Maurren Maggi, Zequinha Barbosa e outras estrelas.

A pista de atletismo foi a abertura do Amazonas para o planeta desporto, através do trabalho incansável do Professor Geraldo Teixeira e outros tantos profissionais. Assim como, por meio do talento de muitos Atletas, dentre eles: Orlane dos Santos, João do Peso, Welington Nóbrega, Kennedy Campos, Lyndon Johnson Campos, Magdiel e muitos outros.

A inauguração da Vila Olímpica de Manaus aconteceu com a realização do Primeiro Meeting Internacional de Atletismo de Manaus.

Com toda essa pompa, qualidade e elegância, a Vila Olímpica de Manaus encontra-se com muitas áreas abandonadas e esquecidas.

Lamentamos que as autoridades constituídas de nosso Estado não reconheçam o valor e a importância do desporto na formação educacional do povo amazonense.

Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Fuuuiiiiii!

Fotos: Programa impresso para a Inauguração da Vila Olímpica de Manaus

Artigo anteriorAtividades presenciais acadêmicas e administrativas da UEA continuam suspensas
Próximo artigoTransporte de Oxigênio para Manaus passa por sério protocolo de segurança

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui