A recepção à comitiva do Rei e da Rainha da Espanha, do Presidente do Governo Pedro Sánchez e do Presidente da Generalitat Carlos Mazón, em Paiporta, foi marcada por protestos. Ao chegarem, foram recebidos com gritos de “fora daqui” e lama arremessada por moradores indignados.
Felipe e Letizia, acompanhados de Sánchez, Mazón e da Delegada do Governo Pilar Bernabé, haviam visitado o posto de comando avançado em Paiporta, cidade afetada pela tempestade que já causou 217 mortes. Durante o percurso, os manifestantes insultaram e jogaram objetos na comitiva, pedindo a renúncia de Mazón e Sánchez.
Polícia e Guarda Civil contiveram a multidão com agentes a cavalo. Felipe VI e Mazón conversaram com alguns dos presentes, enquanto Letizia abraçou afetados em outro grupo.
Paiporta, com 25 mil habitantes, foi uma das cidades mais atingidas pelo fenômeno meteorológico DINA (DANA em espanhol). A comitiva seguiria para Chiva, também fortemente impactada. No mesmo dia, a Aemet emitiu novo alerta para chuvas intensas em Valência e alerta vermelho para Almeria, devido ao risco de inundações.
Fortes tempestades causaram grandes alagamentos no leste da Espanha. Pedro Sánchez mobilizou mais de 7 mil militares e 10 mil agentes para operações de resgate e apoio às áreas afetadas, incluindo a remoção de veículos submersos.
#ÚLTIMAHORA | Tensión en la visita de los Reyes a las zonas afectas por la DANA: vecinos tiran barro al paso de la comitiva > https://t.co/dAnG2qb9hP pic.twitter.com/MLulO7tuNX
— Informativos Telecinco (@informativost5) November 3, 2024
La auténtica “máquina del fango”.
Quién pensó que la visita a Paiporta de los Reyes 5 días después de la tragedia era una buena idea?
— David Calvo (@davidcalvoarq) November 3, 2024
Fonte: Noticias ao Minuto