Amazonas Colunas

Volta às Aulas em Novo Airão – por Garcia Neto

Redação
Escrito por Redação

A Coordenadora Geral Pedagógica da secretaria municipal da Educação de Novo Airão, Maria Christina, confirmou para hoje (11), a começar das 08h00, o dia da volta às aulas.

O calendário escolar começará com a cerimônia de abertura do ano letivo do município na Escola Municipal Aristóteles Amoud, com a presença das autoridades municipais constituídas.

Na sequência, o Encontro Pedagógico, oportunidade em que será abordado a prática pedagógica na rotina escolar, bem como discutir sobre as novas propostas para o ano letivo.

O Encontro é considerado de grande importância para a continuidade dos estudos e aprendizados da equipe de professores. Há que se considerar que o aprendizado é um processo que se distingue pelo caráter sistemático e intencional e pela organização das atividades (estímulos) que a desencadeiam, atividades que se inserem em um quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar.

Ou seja, é uma forma de se discutir temas atuais, da perspectiva do momento que estamos vivendo. O mais importante do Encontro Pedagógico é a reunião para preparar o ano escolar, porque, se cada um pensa isoladamente, o fato não acontece como a Escola realmente deseja.

Nesse sentido, é que a coordenação pedagógica da Secretaria considera que as reuniões pedagógicas são condições imprescindíveis para uma educação de qualidade. Em suma, quando a escola investe em uma gestão democrática e dá espaço para que todos participem das discussões, os encontros de formação são muito mais produtivos.

Eu, particularmente, me aventuro a destacar que o professor deve estar no centro do processo como protagonista da aprendizagem significativa. Daí que afirmo que o coordenador (a) precisa sair do lugar de provedor único de informação e criar espaços de intercâmbio entre os docentes, para que eles compartilhem experiências e se sintam pertencentes a um grupo.

Que todos tenham um excelente ano letivo.

*Garcia Neto é professor e jornalista

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.