Wilson Lima acompanha início da vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos

Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (17/01), o início da vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade em Manaus. O Estado repassou à Prefeitura da capital 17.250 doses de vacinas que fazem parte do primeiro lote de imunizantes destinados a esse público, enviados ao Amazonas pelo Ministério da Saúde (MS). Inicialmente, o primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças com comorbidades e deficiências permanentes (PcDs).

Wilson Lima e o prefeito David Almeida estiveram no Parque Cidade da Criança, no Aleixo, zona centro-sul de Manaus, para início da vacinação deste novo público. Os imunizantes repassados ao município são para primeira dose. O intervalo para segunda dose é de oito semanas.

Foto: Diego Peres/Secom

“Aqui a gente aproveita para fazer um apelo para que todos tomem a vacina, para que todos se dirijam a um posto onde essas doses estão sendo aplicadas. Sessenta por cento das pessoas que estão internadas não tomaram sequer uma dose da vacina. Mais uma vez essa é a prova de que a vacina é a arma mais poderosa que a gente tem contra a Covid-19”, ressaltou o governador.

Wilson Lima destacou que tem uma filha de um ano e cinco meses e o quanto é importante cuidar da saúde das crianças. “Você não imagina a felicidade que é vacinar esse grupo de 5 a 11 anos e logo mais a gente vai poder vacinar a maior quantidade de pessoas”, completou.

Foto: Diego Peres/Secom

A Prefeitura de Manaus montou quatro pontos de vacinação, em ambiente exclusivos, lúdicos e adequados às exigências de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde para esse público. Além do Parque Cidade da Criança, postos foram montados no Clube do Trabalhador-Sesi, na zona leste, e Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona oeste, com funcionamento das 9h às 16h; e no shopping Manaus Via Norte, na zona norte, das 10h às 16h.

“Hoje nós estamos fazendo saúde pública, atenção básica. É essa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O Governo dando a mão, dando ajuda, dando assistência, faz com que nós possamos juntos proteger a nossa população”, disse o prefeito de Manaus.

Foto: Diego Peres/Secom

Centro de testagem – Além de ceder o Centro de Convivência para ser ponto de vacinação do público de 5 a 11 anos, o Governo do Estado vai disponibilizar nos próximos dias, também em parceria com a Prefeitura de Manaus, um centro de testagem da Covid-19, que irá funcionar no Centro de Convenções Vascos Vasques, na zona centro-sul da capital.

O Governo do Amazonas também cede o Sambódromo e profissionais de saúde para aplicação das vacinas contra a Covid-19, desde o início da campanha. O Estado realiza ainda mutirões de vacinação em parceria com prefeituras da capital e do interior, visando avançar na imunização da população.

Foto: Diego Peres/Secom

Vacinação crianças – Na última sexta-feira (14/01), 34.500 doses de vacina Pfizer chegaram ao Amazonas para atender crianças de 5 a 11 anos. Informe Técnico do MS aponta que 566.227 crianças dessa faixa etária estão aptas a receber a vacina contra a Covid-19. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) já iniciou a entrega dos imunizantes para que as secretarias municipais de saúde possam iniciar a vacinação.

Uma nota conjunta da FVS-RCP e Secretária de Estado da Saúde (SES-AM) estabelece o número de doses por município, conforme orientação do Programa Nacional de Imunização do MS. A nota destaca que pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da aplicação da dose para manifestar concordância com a vacinação.

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. As crianças devem permanecer no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação para serem observadas pela equipe de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui