
O governador Wilson Lima afirmou, nesta quarta-feira (14/10), durante entrevista coletiva, que o Governo do Amazonas solicitou formalmente, à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um posicionamento oficial sobre uma segunda onda de Covid-19 em Manaus, conforme declarou à imprensa um pesquisador da instituição.
O documento foi entregue pessoalmente à direção da Fiocruz, no Rio de Janeiro, pelo titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Marcellus Campêlo, na última terça-feira (13/10).
O secretário da SES, Marcellus Campêlo, explicou que a Fiocruz vai se posicionar formalmente sobre o assunto, tendo em vista o reconhecimento do fato por parte dos diretores da fundação.
As declarações sobre uma nova onda de Covid-19 em Manaus foram feitas pelo pesquisador Jesem Orellana, sem que fossem apresentados números que comprovem sua tese.
Os dados divulgados diariamente pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), consolidados principalmente com informações enviadas pelos municípios do Amazonas, não permitem afirmar que há uma segunda onda de casos.
A avaliação da vigilância estadual é que o aumento recente de casos está relacionado ao descumprimento de medidas de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel.