Workshop debate o papel da alimentação e o perigo das dietas da moda

Foto: Divulgação

As dietas funcionam? Comer a cada três horas é certo ou errado? E o jejum intermitente ajuda no emagrecimento? Como não engordar durante as festas de fim de ano? Estas e outras questões serão respondidas e debatidas pela Unimed Manaus, nos dias 30 e 31, durante o ‘I Workshop de Nutrição’, com o tema #Alimentação é Vida. O evento, que é alusivo ao mês de Prevenção à Obesidade e ao Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), será realizado no auditório Wilson Alecrim, da Universidade Nilton Lins. Nos dois dias de Workshop as palestras serão ministradas de 14h às 17h.


Um dos temas que serão discutidos no evento é “Corpo perfeito? A ilusão perigosa das dietas da moda”. De acordo com a nutricionista Rebecca de Oliveira, uma das organizadoras do evento, nesta palestra serão respondidas as principais perguntas que os pacientes fazem no consultório, em relação a dietas e perda de peso. As dúvidas mais frequentes, diz ela, são se as dietas funcionam, se comer a cada três horas é certo ou errado, se o jejum intermitente ajuda no emagrecimento, a diferença entre os produtos light e diet e como não engordar durante as festas de fim de ano. “Atualmente, a dieta que tem chamado atenção dos pacientes e gerado muitas perguntas é a low carb, que é baseada na redução do consumo de carboidratos”, explicou.

Foto: Divulgação

A nutricionista ressalta que o desejo de ter o corpo perfeito leva muitas pessoas a realizarem as dietas da moda. Porém, há um risco grande de que a dieta adotada cause a carência de nutrientes que podem levar a doenças como, por exemplo, a anemia. Um outro problema dessas dietas é que os resultados a longo prazo não são satisfatórios e, logo, o paciente adquire novamente peso. “São dietas difíceis de serem seguidas por muito tempo e não são saudáveis”, destacou.

O ‘Wokshop de Nutrição’ é direcionado a profissionais e estudantes da área, colaboradores da Unimed Manaus e o público externo. Rebecca explica que o Workshop é uma oportunidade para os profissionais se atualizarem sobre as boas práticas na área de nutrição. “A alimentação possui um papel importante na prevenção e também na recuperação da saúde do paciente”, frisou.

Outras palestras que serão realizadas no Workshop são: “A importância da avaliação nutricional na prática clínica”, com os nutricionistas Helen Maria Silva e César de Carvalho; “O impacto da fonoaudiologia na nutrição, no âmbito hospitalar”, com a fonoaudióloga Adriane Lima de Pádua; “Nutrição oral: o primeiro passo na terapia nutricional”, com a nutricionista Kelly Meurer; “Nutrição na prevenção de câncer”, com a nutricionista Ábner Souza Paz; e “Exercícios de alta intensidade e a dependência nutricional para a obtenção de resultados”, com a educadora física Willane Souza Martins.

A inscrição para o Workshop é gratuita e pode ser feita no site https://www.sympla.com.br/i-workshop-de-nutricao-unimed-manaus__203316

 

Artigo anteriorTemer sanciona lei que torna crime hediondo posse ou porte ilegal de fuzil
Próximo artigoNo país do consignado – Por Paulo César Régis de Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui