ZFM, 58 anos, galeria dos superintendentes responsáveis pelos primeiros passos do Polo Industrial de Manaus – parte III/IV

Escritor e economista Osíris Silva - Foto: Divulgação

Por Osíris Silva


Nesta parte a coluna descreve o período sob gestão de Delile Guerra de Macedo, Manoel das Silva Rodrigues (engenheiro eletrônico dos quadros da Suframa egresso do Centro de Tecnologia Aeronáutica – CTA) e Mauro Costa. Neste caso, escândalos de corrupção que determinaram a extinção da SUDAM e SUDENE respingaram aqui (golpes do colarinho branco e máfia do açúcar). A SUFRAMA foi salva graças à intervenção do então ministro do Planejamento do governo FHC, José Serra, que nomeou o jovem Mauro Costa para a missão de sanear e reestruturar o órgão. Graças à excelência do trabalho levado a cabo tais escândalos jamais voltaram a se repetir.

Delile Guerra de Macedo, ex-presidente do Banco da Amazônia (Basa), como superintendente marcou o fim da intervenção na Suframa. Anunciado pelo ministro do interior, Ronaldo Costa Couto, no dia 2 de junho de 1986, tomou posse no dia 5, em Brasília, viajando em seguida para Manaus. Reestruturou a Autarquia, criou um Plano de Cargos e Salários para os Servidores, atualizou normas e procedimentos e desenvolveu intenso trabalho de divulgação da ZFM no país e no exterior voltado à atração de novos investimentos. Sua administração também ficou marcada pela forte atuação na informatização de sistemas e controles operacionais, que permitiu o recadastramento das empresas importadoras aqui estabelecidas. Projetou excelente imagem pública da Suframa e da ZFM ao promover eventos fora de Manaus para discutir problemas e apontar soluções, mostrando ao Brasil os produtos fabricados no então Distrito Industrial (DI). Permaneceu no cargo até 4 de agosto de 1987, quando pediu afastamento ao então presidente da República, José Sarney, e retornou à presidência do Basa.

Manuel Silva Rodrigues assumiu a superintendência em 4 de agosto de 1992, permanecendo no cargo até 10 de maio de 1996. Na sua gestão são fixados os primeiros processos produtivos básicos (PPB) provisórios e alguns definitivos; foram implantadas as Áreas de Livre Comércio de Guajará-Mirim/RO e Macapá-Santana/AP. Em 1994 elaborou o 1o Planejamento Estratégico da Zona Franca de Manaus, a partir de audiências promovidas junto a diversos públicos internos e externos, com vistas a redefinir a Missão e os Objetivos da Suframa como agência de desenvolvimento sub-regional. Inicia-se o processo de modernização e automação no Distrito Industrial (DI). O faturamento das empresas bate todos os recordes, mas o nível de empregos cai (resultado da automação das linhas de produção). Nesse período, sob a presidência do engenheiro Aluizio Barbosa, a FUCAPI viveu sua fase mais rica em soluções tecnológicas e no campo do ensino técnico.

Mauro Costa, empossado em 10 de maio de 1996, com a missão de fortalecer a ZFM e a imagem pública da Suframa, procedeu ações de modernização da entidade a partir da revisão do Planejamento Estratégico, fortalecendo a atuação da autarquia como agência promotora de investimentos na Amazônia Ocidental e de ações voltadas à atração de investidores por meio da participação em eventos de negócios no país e no exterior; assinou convênio com o Ministério das Relações Exteriores para viabilizar a participação da Autarquia e das empresas da ZFM em eventos do Programa Nacional de Promoção Comercial.

Costa priorizou o estabelecimento de novos critérios para aplicação de recursos por meio de projetos de pesquisa, ensino e extensão, estudos, promoção das exportações e infra-estrutura, com vistas a interiorização do desenvolvimento; bem como a realização de Estudos das Potencialidades Econômicas através da FGV para suporte a projetos econômicos locais e a criação do CBA em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Ciência e Tecnologia; a criação do Programa de Exportação da Amazônia Ocidental – Pexpam; e a reconstrução da sede da Suframa, que havia sido consumida por um incêndio em maio de 1994.

Manaus, 17 de nmarço de 2025.

Artigo anteriorIMMU atua para reduzir riscos após derramamento de óleo na avenida São Jorge
Próximo artigoExames gratuitos de mamografia e preventivo começam nesta segunda na Zona Norte de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui