Susam dá continuidade ao projeto de redesenhar a regionalização da saúde

Foto: Bruno Zanardo/Secom (Arquivo)

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza a 4ª Oficina de Retomada do Processo de Regionalização da Saúde no Amazonas, com o tema repensando a saúde no território. O evento será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro e reunirá cerca de 50 profissionais de diversas áreas como saúde, educação, vigilância em saúde, forças armadas e órgãos de controle.


“O Governo do Estado trata a regionalização da saúde com prioridade, uma vez que já estamos convencidos de que essa é a forma mais viável de levar atendimento de saúde de qualidade as pessoas que residem nos municípios e comunidades do interior do estado”, destaca o secretário de estado de saúde, Vander Alves.

A diretora do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan), Radija Lopes, informa que esta 4ª Oficina encerra o ciclo de debates sobre a regionalização da saúde no estado e que nesta etapa o objetivo é conhecer e entender como funcionam os processos de regionalização em outras áreas, como a educação. “Nós vamos conhecer o processo de regionalização da educação, saber como foi planejado, o que foi feito na prática e ver o que pode ser aproveitado dessa experiência para aplicar no processo da saúde”, explica Radija.

Foto: Bruno Zanardo/Secom (Arquivo)

Outro assunto que será destaque nessa rodada de discussão é a saúde indígena e o como deve ser organizado o acesso dessa população aos serviços especializados. “A população indígena tem acesso garantido aos serviços básicos, mas é preciso organizar o acesso aos cuidados especializados e isso será discutido com representantes da saúde indígena, que conhecem a realidade dessa população”, disse Radija.

Também estarão participando da oficina, representantes das Forças Armadas, Ministério Público Federal e Fiocruz. “Todas essas instituições são parceiras da saúde, seja desenvolvendo ações de atenção em saúde, seja fiscalizando e orientando, por isso resolvemos dar a oportunidade a eles de também trazerem a sua visão e contribuir com informações que enriqueçam nosso planejamento e nossas ações”.

Novo desenho

O Amazonas já possui um projeto de regionalização, através do qual os municípios do interior foram agrupados em blocos e trabalham de forma integrada entre si a fim de oferecer serviços especializados em saúde para a população daquela região. A proposta da Susam é refazer o desenho da regionalização, a fim de dar maior resolutividade aos serviços de saúde ofertados.

“A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) publicou uma portaria esse ano, trazendo novas diretrizes sobre a regionalização da saúde no país e nós estamos estudando e coletando informações para formular uma nova proposta de regionalização para o Amazonas, a fim de fortalecer esse sistema e dar melhor assistência a quem reside no interior”, destaca Radija.

Na prática uma regional de saúde é formada pelos municípios mais próximos e um deles funciona como polo de saúde. Os municípios que compõem a regional devem trabalhar unidos a fim de fortalecer esse polo, investindo na infraestrutura da rede hospitalar existente a fim de que a mesma possa ter condições de ofertar atendimento especializado. “Esse modelo irá permitir que lá na regional tenha uma unidade de saúde especializada, permitindo que o paciente tenha acesso ao serviço sem precisar se deslocar para a capital”. finaliza Radija.

Artigo anteriorAluna da UEA tem artigo aprovado em fórum internacional
Próximo artigoFeirão com oportunidades exclusivas para aquisição de apartamentos, neste final de semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui