Aluna da UEA tem artigo aprovado em fórum internacional

Foto: Joelma Sanmelo/Ascom UEA

A aluna do 9° período do curso de Engenharia Elétrica da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA),  Cristiane Figueira Brasil, teve o artigo aprovado no Brazilian Power Electronics Conference – COBEP 2017, de conceito Qualis B1. O trabalho tem como tema o  “Estudo Comparativo de Baterias de Chumbo-ácido e Baterias de Fosfato de Ferro de Lítio usadas em Sistemas Micro-grids” e foi orientado durante 3 meses pelo professor Charles Melo, coordenador de iniciação cientifica da Escola Superior de Tecnologia (EST) e do curso de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecatrônica na UEA.


O Brazilian Power Electronic Conference é um dos mais importantes fóruns brasileiros para pesquisadores em potência eletrônica e a 14° edição é organizada pela Sociedade Brasileira de Energia Eletrônica (SOBRAEP) e Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF). A conferência será realizada de 19 a 22 de novembro de 2017 na cidade de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais (MG). O evento está sendo organizado por alguns professores e pesquisadores associados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em cooperação com a equipe Sobraep.

Foto: Joelma Sanmelo/Ascom UEA

Cristiane avalia que essa é uma excelente oportunidade para apresentar o artigo e interagir com outros especialistas da área, fortalecendo a capacitação como discente para participações tanto na indústria como em pesquisas no Amazonas, tendo em vista que pretende prosseguir com essa área após formação acadêmica.

“O mundo científico está em busca por soluções em formas de energia mais eficientes e sustentáveis, a ponto delas terem a possibilidade de competir com os combustíveis fósseis. Estas baterias de LiFePO4 se mostram mais eficientes que as tradicionais de chumbo ácido, uma vez que as primeiras apresentam baixa toxicidade, com características ambientalmente sustentáveis maior capacidade de  armazenamento que as tradicionais”, explicou sobre o artigo, Cristiane.

Além disso, a aluna avalia que o prestígio profissional proporcionado pelo artigo irá abrir portas para  um programa de mestrado e doutorado de conceitos elevados, para futuramente, concorrer a uma posição de docente.

Conceito Qualis

O Qualis-Periódicos é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em revistas científicas. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5 e C.

Artigo anteriorSheislane Hayalla fará participação na novela das seis ‘Novo Mundo’
Próximo artigoSusam dá continuidade ao projeto de redesenhar a regionalização da saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui