

O Instituto de Educação do Amazonas (IEA) receberá moção de parabenização pelo 134º aniversário de fundação, a ser completados amanhã, terça-feira (04), por iniciativa da vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), através da moção n.º 0682/2014, feita na sessão de hoje (03), na Câmara Municipal de Manaus.
Fundado em 1880, O IEA é um dos colégios mais tradicionais de Manaus, e durante muito tempo formou diversos alunos do ensino médio em Magistério (exercício da profissão de professor ou especialista em educação). Atualmente a escola atende alunos dos ensinos fundamental e médio em tempo integral.
Therezinha destaca a importância do IEA no desenvolvimento da educação em nosso Estado. “Muitos professores foram formados pelo Instituto, inclusive eu mesma. Me sinto orgulhosa em ter estudado e trabalhado em uma escola centenária e muito respeitada até os dias de hoje. Grande parte dos professores que temos hoje no Estado, passaram pela formação do IEA”, comenta a parlamentar.
O Instituto, também, vem se destacando em diversas provas que analisam o desempenho escolar dos alunos, como: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb/2013), e no Sistema de Avaliação do Desempenho do Amazonas (SADEAM). Com a nota alcançada no SADEAM (6,9), os colaboradores da instituição receberão como premiação os 14º e 15º salário, ao término do ano letivo.
O Instituto desenvolve ainda diversos projetos que vão além da grade curricular, como: o Varal da Poesia, divulgando poemas e poesias escritos pelos alunos, que são expostos no Hall da escola, imitando um varal utilizado para estender roupas. O Roda da Leitura, que incentiva a prática da leitura, além de cursos preparatórios para o ingresso de alunos nas faculdades, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares existentes.
Destaque
A aluna finalista do Ensino Médio do IEA, Ana Beatriz Pereira, 17 anos, vai representar o Amazonas em um campeonato nos Estados Unidos, em janeiro de 2015. Ana Beatriz foi à primeira colocada no Projeto Jovem Embaixador, realizado no mês passado em Manaus.