CMM homenageia os 134 anos do Instituto de Educação do Amazonas (IEA)

O Centenário IEA/Foto: Divulgação
O Centenário IEA/Foto: Divulgação
O Centenário IEA/Foto: Divulgação

O Instituto de Educação do Amazonas (IEA) receberá  moção de parabenização pelo 134º aniversário de fundação, a ser completados amanhã, terça-feira (04), por iniciativa da vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), através da moção n.º 0682/2014, feita na sessão de hoje (03), na Câmara Municipal de Manaus.

Fundado em 1880, O IEA é um dos colégios mais tradicionais de Manaus, e durante muito tempo formou diversos alunos do ensino médio em Magistério (exercício da profissão de professor ou especialista em educação). Atualmente a escola atende alunos dos ensinos fundamental e médio em tempo integral.


Therezinha destaca a importância do IEA no desenvolvimento da educação em nosso Estado. “Muitos professores foram formados pelo Instituto, inclusive eu mesma. Me sinto orgulhosa em ter estudado e trabalhado em uma escola centenária e muito respeitada até os dias de hoje. Grande parte dos professores que temos hoje no Estado, passaram pela formação do IEA”, comenta a parlamentar.

O Instituto, também, vem se destacando em diversas provas que analisam o desempenho escolar dos alunos, como: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb/2013), e no Sistema de Avaliação do Desempenho do Amazonas (SADEAM). Com a nota alcançada no SADEAM (6,9), os colaboradores da instituição receberão como premiação os 14º e 15º salário, ao término do ano letivo.

O Instituto desenvolve ainda diversos projetos que vão além da grade curricular, como: o Varal da Poesia, divulgando poemas e poesias escritos pelos alunos, que são expostos no Hall da escola, imitando um varal utilizado para estender roupas. O Roda da Leitura, que incentiva a prática da leitura, além de cursos preparatórios para o ingresso de alunos nas faculdades, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares existentes.

Destaque

A aluna finalista do Ensino Médio do IEA, Ana Beatriz Pereira, 17 anos, vai representar o Amazonas em um campeonato nos Estados Unidos, em janeiro de 2015. Ana Beatriz foi à primeira colocada no Projeto Jovem Embaixador, realizado no mês passado em Manaus.

Artigo anteriorDavid Almeida destaca empenho do Governo aos moradores de áreas degradadas
Próximo artigoEleição na CMM já conta com 7 candidatos e um problema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui