Campanha ‘Doador Solidário’ busca adesão à doação de órgãos, em Manaus

Doar órgãos, é um ato de amor/Foto: Divulgação
Doar órgãos, é um ato de amor/Foto: Divulgação
Doar órgãos, é um ato de amor/Foto: Divulgação

Será lançada, hoje (06), às 16h00, em Manaus, a campanha “Todos Juntos na Doação de Órgãos e Tecidos”, numa ação, executada pela SUSAM, através da Central de Transplantes do Estado, em parceira com a Faculdade Maurício de Nassau, buscando sensibilizar a população no sentido de se declararem como amigas do transplante e apoiadoras da campanha de Doador Solidário, a ser levada a quatro shoppings da cidade com um totem digital, pelo qual as pessoas serão estimuladas a se integrarem à campanha.
O lançamento da campanha será marcado por uma caminhada, que sairá do estacionamento da Maternidade Ana Braga em direção ao Uai Shopping São José, primeira parada da atividade. A maternidade e o centro de compras ficam na Alameda Cosme Ferreira, no bairro do São José I, zona Leste.


O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, destaca a importância das campanhas de sensibilização sobre o tema, uma vez que a manutenção e a ampliação dos programas de transplantes de órgãos precisam contar com o apoio da população e do gesto de solidariedade das pessoas.

No Amazonas, já são realizados transplantes de córnea, rim e fígado. A Susam está em fase de preparativos para iniciar o programa de transplantes de coração, que terá como unidade de referência a Fundação do Coração Francisca Mendes.

A coordenadora estadual de Transplantes, da Susam, médica Leny Passos, explica que, do ponto de vista legal, somente a família pode autorizar a doação de órgãos em caso de doador falecido. Mesmo que haja, por exemplo, um documento em que a pessoa tenha deixado expressa sua vontade de ser  doador, cabe à família a palavra final. “O objetivo da campanha é fazer as pessoas refletirem sobre o tema. É importante que elas expressem para seus familiares e amigos sua opinião de ser doador. Conhecer a vontade do ente querido ajuda a família nesta decisão, que precisa ser tomada num momento de perda e dor”, frisa Leny Passos.

No Uai Shopping, o totem da campanha ficará até o dia 11 de abril. A próxima parada será no Millennium Shopping, entre os dias 12 e 15. A ação passará, depois, pelo Manauara Shopping, de 16 a 23, e se encerrará no Shopping Cidade Leste, onde ficará de 24 a 30 deste mês. “Nosso objetivo é assegurar que cada pessoa abordada pelas nossas equipes durante a campanha, possam, sensibilizadas pela importância deste tema, passar a atuar como multiplicadora das informações e ser uma parceiro desta causa junto aos seus familiares, amigos e comunidade”, afirma Leny Passos.

Artigo anteriorTop model mais famosa presa no Paquistão gera polêmica
Próximo artigoPMDB negocia quebra de sigilos telefônicos de Janot e Cardozo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui