
Balanço parcial do primeiro dia de operação integrada dos órgãos de Segurança Pública do Estado, mostra a capital sem o registro de homicídios e crimes contra vida, nas noites de sexta-feira (12) e sábado (13).
Nesse período, mais de 500 policiais e servidores atuam em reforço, em operações integradas realizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Detran-AM, em todas as zonas da cidade.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, a presença dos órgãos do Estado nas ruas é uma das estratégias para a redução da violência na capital. “Não vamos zerar os indicadores de crimes, mas com certeza estamos trabalhando para ter uma cidade mais tranquila. O aumento da violência é um problema enfrentando em todas as grandes cidades do País”, disse.


O comandante da Policia Militar, coronel David Brandão, explica que o órgão deflagra nesse fim de semana as Operações Águia e Onça X, com o objetivo de combater a criminalidade em toda cidade de Manaus e municípios da região metropolitana. “A estratégia é intensificar o policiamento ostensivo a pé e motorizado nas áreas de maior incidência de roubos e furtos, bem como na fiscalização de ônibus do transporte coletivo urbano, com a execução das ações Catraca e Rota Segura”, disse.
A Polícia Civil utiliza equipes para reforçar o trabalho nas unidades policiais e ações repressivas nas ruas da capital, principalmente na zona Sul. “Estamos com 92 servidores realizando incursões em áreas consideradas de riscos, fazendo abordagens a veículos e pedestres, com o objetivo de reprimir ações criminosas”, disse o delegado-geral, Frederico Mendes.
O Corpo de Bombeiros, de acordo com o comandante Fernando Junior, vai atuar na parte preventiva e fiscalização em casas de entretenimento noturno, como bares e casas noturnas. O órgão também reforçou o número de viaturas localizadas em pontos estratégicos para atender com mais rapidez as ocorrências.
As ações contam ainda com fiscalização no trânsito pelo Detran para coibir e autuar irregularidades nas ruas, e dar apoio às ações de reforço policial, com barreiras em avenidas e fiscalização de cidadãos na condução de veículos.
Fotos: Bruno Zanardo