
O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) lançou, na manhã deste sábado (27), o vereador Wilker Barreto como pré-candidato ao governo do Estado. O evento no auditório do hotel Da Vinci, Belo Horizonte, Zona Sul da cidade, teve a presença de representantes da sigla no interior do Amazonas, além de lideranças de outros partidos, como a presidente do Partido Verde (PV), Eliane Ferreira.
Durante entrevistas aos jornalistas, Wilker deixou claro que não vem como mero figurante e que sua candidatura vem para valer e para vencer a eleição para governador no próximo mês de agosto.
Wilker explicou que só é candidato porque o seu maior aliado, o prefeito Arthur Neto (PSDB) abriu mão de candidatura e deu maior apoio para que ele, Wilker, fosse lançado candidato.
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) avisou, também, que está aberto a alianças, mas que não vai se dobrar aos chamados “caciques” da política local como Amazonino Mendes e nem Eduardo Braga, principalmente este último que está para perder o mandato de senador por envolvimento com a “operação Lava Jato”.

Presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em seu segundo biênio, o presidente da sigla no Amazonas pretende priorizar quatro pilares durante sua gestão: saúde, segurança, emprego e renda e educação.
Segundo Barreto, em época de crise é impossível não enumerar e focar no que o Estado realmente precisa. “Não adianta abrir o leque para dizer que é grande e depois não conseguir suprir nenhuma das necessidades. Eu pretendo priorizar o que tem que ser priorizado. Nossa saúde, por exemplo, hoje temos pessoas morrendo nos hospitais porque não temos o básico. Isso é um crime”, disse.
Wilker Barreto reforçou que o tempo do governo e o orçamento disponível para ações não pode ser desconsiderado. No intuito de ter verba para os pilares de sua gestão, ele adianta que terá de enxugar a máquina pública.
“Precisamos reavaliar contratos, renegociar outros e cancelar muitos. Precisamos tomar medidas nos primeiros dias de gestão para que em longo prazo tenhamos com trabalhar no que realmente é necessário.
Falo isso porque como gestor, assim que assumi a Câmara de Manaus, enxuguei a Casa. Adotei medidas duras, mas que me permitiram no futuro fazer o correto. Exemplo disse que, em meio à crise, eu fui o único que conseguiu dar reajuste aos servidores”, justificou.
Wilker reforçou a necessidade de o interior do Estado participar de forma efetiva da economia local. “Nosso interior é rico e precisa de forma direta participar de nossa economia. Precisamos parar de ser o Estado que enriquece os outros. Precisamos olhar para o nosso interior”.
PV presente em candidatura
Eliane Ferreira, presidente do Partido Verde (PV) no Estado, esteve no lançamento da pré-candidatura de Wilker Barreto. Segundo ela, a sigla tem sentado com vários partidos, mas o PHS é o que mais tem se aproximado das metas que o PV pretende para o Estado. Segundo ela, ainda esta semana o partido se reunirá para deliberar qual o rumo seguir.
“Não dá mais para continuarmos como estamos. Eu viajo todos os municípios e a gente vê a realidade da população. Nós precisamos ter coragem para mudar tudo o que está aí. Hoje quis parabenizar o Wilker pela coragem. A executiva está aqui e mesmo sendo de siglas diferentes, nós temos uma meta comum que é o bem do nosso Estado”.