
Palco do maior jogo da décima rodada do Campeonato Brasileiro, a Arena do Grêmio é terreno hostil para o Corinthians, já para os donos da casa, não há melhor rival para atuar no estádio. Primeiro e segundo colocados da Série A, eles se enfrentam em Porto Alegre hoje, domingo, às 16h00, (de Brasília).
A história de Grêmio e Corinthians na Arena teve início em 2013 e, em cinco jogos, os anfitriões nunca perderam e, na única vez que não venceram, saíram classificados na Copa do Brasil. Para as finanças, o rival também é importante, já que poucos clubes lotam tanto o estádio quanto os paulistas.
Dentro de campo, o Grêmio venceu os quatro jogos contra o Corinthians na Arena pelo Brasileiro: 1 a 0 em 2013, 2 a 1 em 2014, 3 a 1 em 2015 e 3 a 0 em 2016. Já na Copa do Brasil, um duelo em 2013, com empate em 0 a 0 e triunfo nos pênaltis, com direito à famosa “cavadinha” de Alexandre Pato.

O aproveitamento gremista diante do rival deste domingo no estádio é, portanto, de 87%, enquanto a média geral do time em sua Arena, inaugurada no final de 2012, é de 70%.
Nas arquibancadas, o Grêmio também está acostumado a ter desempenho melhor que o normal contra o Corinthians. A média de público do estádio é de 23.777 torcedores por jogo, número que cresce mais de 30% diante dos visitantes paulistas – 31.163 com base nas cinco partidas já realizadas.
Esse número, aliás, deve crescer depois deste domingo, já que, com a expectativa alta pelo duelo entre os dois melhores times do Brasileiro até aqui e que vale a ponta da tabela, quase todos os ingressos já foram vendidos. A perspectiva é de mais de 50 mil presentes na partida.
O estádio lotado, claro, também tem grande impacto nos cofres do clube tricolor, que também arrecada acima do que está acostumado quando recebe o Corinthians. Nos cinco jogos entre as equipes, a média de renda é de R$ 1,24 milhão, enquanto, nos outros jogos, R$ 832 mil.
Neste domingo, o Corinthians chega à Arena como líder do Brasileiro com 23 pontos, enquanto o Grêmio tem 22. O time de Fábio Carille é dono da defesa menos vazada da competição, com cinco gols sofridos, enquanto os comandados de Renato Gaúcho têm o melhor ataque, com 23 marcados.
Ficha Técnica
GRÊMIO X CORINTHIANS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 25 de junho de 2017, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Rafael Thyere, Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan, Pedro Rocha; Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Paulo Roberto, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô. Técnico: Fábio Carille
(A Gazeta Esportiva)
Outros jogos que completam a rodada:
Às 15h00 (Manaus) – Cruzeiro x Coritiba – Mineirão
Atlético-PR x Vitória – Arena d Baixada
Às 17h30 (Manaus) – Bahia x Flamengo – Fonte Nova
Às 18h00 (Manaus) – Chapecoense x Atlético MG – Arena Condá
Às 19h00 (Manaus) – Botafogo x Avai
Ontem ( sábado) – Santos 0 x 1 Sport