Alunos recebem tabletes e serviços da Carreta Odontológica, em escola da zona Norte

Carreta Odontológica/Foto: Joel Arthus/Secom

Os alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Lecita Fonseca Ramos, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, receberão 485 tabletes. A cerimônia de entrega acontece nesta terça-feira, às 9h, na quadra coberta da escola. Um grupo de 19 professores também receberá os equipamentos. Paralelo à entrega dos tabletes, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) apresenta o programa Carreta Odontológica, que vem sendo desenvolvido desde o dia 18 de abril. No local, profissionais da carreta farão atendimento odontológico em alunos.
A escola, que foi inaugurada no dia 22 de maio, está em calendário especial para acompanhar o ano letivo que teve início no dia 6 de fevereiro. O complexo educacional está localizado na Travessa Louro Chumbo, e possui 12 salas que atendem a 485 alunos do Ensino Médio, em regime de Tempo Integral. A escola teve investimentos da ordem de R$ 8.223.542,08 oriundos dos cofres do governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


O complexo pedagógico conta com dois laboratórios – um de informática e outro de Ciências e tem, ainda, um espaço para os Grupos de Trabalhos de Linguagens (GTs), uma biblioteca e um auditório.

Os 19 professores também receberá os equipamentos/Foto:Roberto Carlos

A área administrativa é composta pela sala dos professores, sala da gestora e da pedagoga e a sala da Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC), uma inovação para aproximar ainda mais a comunidade da escola, que tem, também, uma quadra coberta poliesportiva, um refeitório, horta e um amplo espaço de convivência.

O corpo docente é composto por 18 professores, seis coordenadores, uma pedagoga, uma secretária e a gestora Jeane Melgueiros Hidalgo.

Carreta Odontológica atende alunos do Lecita

O programa, que teve início em 18 de abril, tem por principal objetivo realizar a profilaxia odontológica nos alunos das escolas públicas do Estado. As carretas já atenderam 55.876 alunos em 18 escolas, desde que foi lançado.

O atendimento é itinerante e realizado por duas carretas, uma com oito gabinetes odontológicos e outra com quatro.

Além de atender aos alunos nas escolas, o programa também prevê equipar escolas que possuam o espaço para a instalação dos gabinetes odontológicos.

Para essa etapa do programa, a Seduc realiza o levantamento das unidades que possam receber essa implantação, mas os Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) são as unidades mais adequadas.

Carreta Odontológica/Foto: Joel Arthus/Secom

Os alunos da EETI Lecita Fonseca Ramos estão recebendo atendimento da carreta desde a última segunda-feira, dia 26 de junho. Os acompanhamentos são distribuídos entre os turnos. O serviço prestado pela carreta leva muito mais do que os serviços odontológicos gratuitos, ensina como cuidar da própria higiene bucal, e mostra, também, através de palestras, os muitos perigos que alguns alimentos trazem a saúde da boca.

Serviços – A coordenadora técnica do Programa, Roseane Costa, explica que carreta também vai atender as escolas que estão em calendário especial e falou sobre os serviços que serão oferecidos, “Apresentamos palestras sobre a prevenção de doenças bucais, a parte de escovodrómo onde nós aplicamos as técnicas passadas na escola e o atendimento propriamente dito: Exodontias, raspagens, profilaxias, orientações e encaminhamentos a uma unidade para procedimentos mais invasivos”, esclareceu a coordenadora.

 

Artigo anteriorDiversas atividades para crianças na programação de férias do Governo do Estado
Próximo artigoChinesa quebra bracelete em loja e desmaia ao saber quanto teria que pagar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui