
A Secretaria de Estado de Cultura recebeu na manhã desta quinta-feira (6), a visita do coordenador técnico do PAC Cidades Históricas do Município, Daniel Herszon, para solicitação de prorrogação do endosso institucional do Estado, que tem a Instituição de Guarda dos objetos arqueológicos da Praça da Matriz.
A Portaria nº 46, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Cultura, que já fora prorrogada, vence próximo mês e teve o endosso do titular da Secretaria, Robério Braga, para nova prorrogação.
Para Braga, a prorrogação do endosso institucional contribui para que mais um patrimônio histórico e cultural da cidade volte a ser revitalizado. ”A Praça da Matriz já foi o Largo de São Sebastião de hoje. Era o entretenimento das crianças e das famílias manauaras, com vistas para o Rio Negro e com as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição”, declarou.

O projeto está com pendência de nota técnica junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Secretaria de Cultura é fiel depositária das peças arqueológicas do local, via Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça, do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que em Manaus, é credenciado junto ao Instituto federal para análise e elaboração de pareceres.
“Herdamos o PAC com vários projetos”, disse Herszon, que agradeceu pelo apoio e pela forma cortês como foi recebido pelo secretário. Ele destacou a importância da prorrogação do prazo para a continuidade das obras da Praça da Matriz, que foram retomadas no dia 15 de junho deste ano e que já estão com 30% das atividades planejadas em andamento.
PAC Cidades Históricas – Implantado em 44 cidades de 20 Estados da federação, com políticas de preservação, via Ministério do Planejamento, que autorizou a criação de uma linha destinada exclusivamente aos sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan.