Projeto Mudas ajuda agricultores a cultivar pequenas áreas improdutivas

Projeto Mudas/Foto: Divulgação

Celebrando o Dia do Agricultor, um sistema simples e barato ajuda pequenos agricultores do semiárido a cultivar sem desperdício de água. Batizado de Mudas, o projeto criado pelo empreendedor e técnico em Agronomia Kevin Brasil, é um sistema de irrigação que combina duas tecnologias: uma de irrigação de baixo custo e alta eficiência aliada a um sensor de umidade do solo.


A ideia que surgiu em Iguatu, no Ceará, já foi testada com quinze famílias de produtores que vivem no semiárido que agora plantam diferentes tipos de hortaliças em terrenos que antes eram improdutivos. O investimento para o agricultor é baixo: o custo médio é de apenas R$8,07. O sistema ajudou a aumentar a renda média mensal de cada família em aproximadamente R$800.

AMA – a água mineral que leva água para quem mais precisa/Foto: Divulgação

Simples de ser replicado em pequenas comunidades, o projeto foi um dos escolhidos pela água mineral AMA para participar da “Aceleradora AMA – Inovação para Acesso à Água”, uma aceleradora de negócios sociais com soluções inovadoras de combate a falta de água no semiárido. Assim, Mudas poderá ajudar na geração de renda e de alimento para as famílias beneficiadas por AMA, a água da Cervejaria Ambev que usa todo seu lucro para construir sistemas levam água para as comunidades da região.

Técnico em Agronomia Kevin Brasil/Foto: Divulgação

 

Artigo anteriorLula tem 41% contra 29% do resto, em nova pesquisa da Vox Populi
Próximo artigo‘Nenhuma pessoa é perfeita, posso ter me equivocado’, diz Sérgio Moro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui