
Invicto na competição com seis vitórias, o APP/Unipam/DB/Patos-MG foi o grande campeão da divisão de acesso do Campeonato Brasileiro em Cadeira de Rodas ao vencer, de virada, o então favorito All Star Rodas Belém-PA pelo placar de 39 x 34, em jogo disputado na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Flores, na Zona Centro-Oeste de Manaus, ontem, domingo (09).
Além do campeão, o vice e o terceiro colocados (Acadef/Instituto Meta-RJ), garantiram vagas para a Terceira Divisão da competição nacional, numa competição que reuniu mais de cem paratletas de nove equipes brasileiras.
A partida foi bastante acirrada com vantagem nos dois primeiros quartos dos representantes paraenses do All Star Rodas Belém, mas as investidas do time mineiro e a tática de isolar o melhor jogador do All Star Rodas, o armador Rildo Carlos, fizeram desestabilizar o adversário, que não resistiu a pressão.
Para o técnico do APP/Unipam/DB/Patos-MG, Fabrício Silva, foi uma surpresa para a equipe a contista do título. “Não esperávamos esse resultado, o nosso adversário é muito melhor, mas o nosso lema é superação. É muita emoção para todos nós”, confessou o comandante.
De acordo com o pivô da equipe, Talles Gomes Moura, a vitória foi na base da raça. “O nosso objetivo era a classificação para a Terceira Divisão. A final realmente viemos para jogar e não esperávamos ser campeões porque eles (All Star Rodas Belém) são muito fortes, mas conseguimos ganhar na raça”, declarou. Talles.
Durante a solenidade de premiação o secretário executivo da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), Anderson Souza, reiterou a parceria do Governo do Amazonas com a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), em eventos regionais e nacionais.
“Em nome do nosso Governador Omar Aziz agradeço todas as equipes que abrilhantaram o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas e reafirmo o nosso compromisso de deixar aberto o nosso calendário de 2014 para receber mais campeonatos em Manaus”, disse.
Terceiro colocado
O representante carioca Acadef/Instituto Meta teve dificuldade para vencer o ADDECE/CEPID-CE, mas garantiu a vaga para a Terceira Divisão ao vencer os cearenses pelo placar apertado de 54 a 51
Realização
O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), e apoio da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SEPED), Fundação Vila Olímpica de Manaus (FVO), Federação de Esportes Paralímpicos do Amazonas (Fedam) e Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA).
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º lugar – APP/Unipam/DB/Patos-MG
2º lugar – All Star Rodas Belém-PA
3º lugar – Acadef/Instituto Meta-RJ
4º lugar – ADDECE/CEPID-CE
5º lugar – CPSP-SP
6º lugar – Tubarões/MM/Apedef/Fundesp-PR
7º lugar – Sociedade Vida Ativa-RO
8º lugar – ADGE-DF
9º lugar – Adefirv-GO
Premiações
Cinco melhores atletas
Classe 2 – Tubarões/MM/Apedef/Fundesp-PR – William Mota
Classe 2 -APP/Unipam/DB/Patos-MG – Silvio Ribeiro
Classe 3/2 – Adefirv-GO – Ana Aurélia Rosa
Classe 3/2 – All Star Rodas Belém-PA – Rildo Carlos Santana
Classe 4 – APP/Unipam/DB/Patos-MG – Giovane Freitas
Troféu cestinha
Adecce Cepid-CE – Francisco Sampaio – 114 pontos