

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE/AM), Francisco Cruz, foi escolhido pelo governador José Melo nesta quinta-feira (18) para ser o novo secretário de Inteligência do sistema de segurança pública. “Chicão” assume o cargo em substituição ao delegado Thomaz Vasconcelos, exonerado pelo governador na quarta-feira.
Francisco deixa o cargo após permanecer por quatro anos a frente da PGJ. De qualquer forma, “Chicão” deixaria o cargo em outubro para dar lugar a Fábio Monteiro, nomeado nesta semana pelo governador José Melo para assumir a PGJ.
A substituição de Thomaz Vasconcelos se dá em meio a uma certa crise e instabilidade na área da segurança pública. O próprio governador José Melo fez criticas a sua atuação de Thomaz citando o caso do ousado assalto a agência do Banco Itaú, ocorrido na última segunda-feira (15).
O governador disse que era inadmissível que a SEAI (Secretaria de Inteligência) não ter se antecipado a quadrilha e prevenido a ação, uma das mais ousadas já ocorrida em Manaus, de acordo com a própria Polícia.