
Nesta semana, a Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam) recebeu 5 mil máscaras e 104 frascos de 500 ml de álcool em gel. A ação faz parte do movimento social “Mulheres Juntas contra a COVID-19”, que distribuirá 10 mil máscaras de forma escalonada a hospitais e entidades de saúde do Amazonas. A campanha é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e o movimento Lady’s Mall, que apoia o empreendedorismo feminino.
O movimento teve apoio do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que indicou as entidades indígenas para receberem as doações. Os povos indígenas foram escolhidos pelo entendimento da instituição da fragilidade maior, dentro da pandemia, dessas populações tradicionais dentro da sociedade. Eles são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde piores do que as dos não indígenas, o que amplifica o potencial de disseminação de doenças, como a Covid-19.
“As doações beneficiarão grande parte dos 66 povos indígenas de várias etnias e regiões do estado do Amazonas: Alto Rio Negro, Ticuna (FOCCIT); Médio Purus (FOCIMP), Vale do Javari (Univaja), o Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM), Povo Hexkaryana (CGPH), Alto Madeira (OPIAM), Tenharim-Morogita (APITEM), Jiahui (APIJ), Baixo Marmelos (APIBAM), Tenharim do Igarapé Preto (APITIPRE), Parintintin do Amazonas (OPIPAM), Pirahã do Amazonas (APIHAM) entre outras regiões”, ressaltou o coordenador da Coipam, Zenilton Mura.