
No último fim de semana, Manaus sediou a 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia (1ª FPEA). O evento ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques 2 (CCA2) e teve a participação da especialista em turismo e políticas públicas, Bianca Colepicolo.
“Participar da feira foi de extrema importância. O evento reuniu grupos de criação que inscreveram ideias e desenvolveram em forma de projetos com pesquisa. Houve propostas envolvendo tecnologia e inovação para fomentar o turismo local”, informou Bianca.

Ainda de acordo com a especialista, a Feira também serviu para encontrar solução para os problemas que prejudicam a evolução do turismo na Amazônia. “Os grupos criaram estratégias para incentivar o turismo nas comunidades mais distantes, entre ribeirinhos, com balonismo, locação dos flutuantes, entre outros”, explicou.
Eventos como esse, na avaliação de Bianca, servem como uma mudança de patamar cultural, além de incentivar a geração de emprego e renda. A partir desses projetos, será possível impulsionar a atividade em todo o Brasil, que ainda apresenta uma certa “timidez” no que diz respeito à formação de produtos turísticos.

Bianca Colepicolo é médica beterinária, com mestrado em comunicação de saúde pública e especialização no segmento. É membro do RenovaBR e da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
A especialista já atuou como coordenadora da Universidade Anhembi Morumbi; Presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Tietê; Secretária Adjunta de Turismo do Governo do Estado de São Paulo; e Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela.