Tabatinga e Benjamin Constant vão receber 4,9 mil luminárias de LED

Foto: Caio de Biasi

Uma balsa com 4,9 mil luminárias de LED e os materiais para modernizar a iluminação pública nos municípios da região de fronteira partiu de Manaus, nessa quarta-feira (21/09), com destino à Tabatinga e Benjamin Constant. A embarcação transporta 300 toneladas de equipamentos e veículos que serão utilizados para substituir as lâmpadas a vapor metálico, vapor de sódio e mistas pela nova tecnologia.


O programa de modernização da iluminação pública do interior está sendo executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas e, até esta segunda-feira já alcançou 15 municípios e 22 comunidades rurais, com mais de 34 mil pontos de LED instalados.

Foto: Caio de Biasi

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, como possui a maior quantidade de pontos de iluminação pública a serem instalados (3,3 mil), Tabatinga receberá o maior volume de materiais e o restante será transportado em embarcações menores para Benjamin Constant, que terá 1,5 luminárias implantadas. “A previsão é que a balsa chegue à Tabatinga na próxima semana e, a partir de então, os trabalhos serão executados de forma simultânea nas duas cidades, com previsão de conclusão em até 20 dias”, disse Campelo.

Além das luminárias de LED e os equipamentos necessários para a implementação da nova tecnologia, foram enviados à tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia) seis veículos, sendo dois caminhões, duas caminhonetes, um furgão e um triciclo para execução dos trabalhos pelas equipes técnicas. O embarque dos materiais iniciou no sábado (17/09).

Foto: Caio de Biasi

Conforme a Avanço Construções, empresa contratada para execução dos trabalhos, um dos desafios da modernização da iluminação pública no interior do Amazonas é a logística e acesso aos municípios. “Toda vez que nós iniciamos a execução dos trabalhos em um município, montamos uma base nesse local, que é basicamente transportar a empresa com equipes, materiais e veículos”, afirma Josenaldo Prazeres, um dos engenheiros eletricistas responsáveis pelos trabalhos no interior do Amazonas

Na última sexta (16/09), outra balsa com 150 toneladas de equipamentos embarcou para São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, que receberá 1,5 mil luminárias de LED nos próximos dias para a modernização da iluminação pública. Em Boca do Acre e Novo Airão, os serviços estão em fase de conclusão. Os próximos a serem beneficiados com a modernização são Eirunepé, Carauari e Beruri.

Foto: Caio de Biasi
Artigo anteriorMetade dos adolescentes não procuram atendimento médico em Manaus
Próximo artigoBrasileiros dominam ranking dos melhores times da América do Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui