
A vereadora Rosi Matos defendeu a implantação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM) e a criação de mais creches na cidade, durante a sessão especial realizada ontem (04), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no dia 8 de Março. A homenagem foi proposta pela Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (COMDPDM) e pela Procuradoria da Mulher da Câmara.
Em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), Rosi Matos (PT) cumprimentou, inicialmente, a mesa diretora presidida pelo vice-presidente da CMM, vereador Hiram Nicolau (PSD), formada, também, pelas vereadoras Vilma Queiroz (PROS), Glória Carrate (PSD), Socorro Sampaio (PP), Therezinha Ruiz (DEM), Profª Jacqueline (PPS); a deputada estadual, Alessandra Campelo (PCdoB); a primeira dama do município e Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia; e em seguida saudou todas as mulheres presentes na sessão especial.
Rosi Matos ressaltou como uma grande conquista, o Projeto de Lei (PL) N⁰8305/2014 aprovado na Câmara Federal, que classifica o feminicídio como crime hediondo. “É de fundamental importância reduzir o ato de criminalidade que tem acontecido em torno de nós, mulheres. É um projeto onde a Secretaria de Mulheres da Presidência da República está de parabéns por nos dar esse presente e já estar encaminhando este Projeto de Lei, aprovando, para que a gente possa ter mais um respaldo e segurança a partir de uma lei, uma vez que vem acontecendo tantos atos violentos contra as mulheres”, completou a vereadora.
Em contrapartida, parabenizou o Governo do Estado por manter a Secretaria de Mulheres. Na ocasião, a petista aproveitou a oportunidade para pedir à Secretária da Semasdh, Goreth Garcia, que interceda pela permanência da Secretaria de Mulheres no município. Que a mesma leve a reivindicação até o Prefeito Arthur Neto (PSDB).
“Gostaria de parabenizar o Governo do Estado por ter a consideração de manter a Secretaria para mulheres do Estado. Então, parabéns ao governador, mas eu quero aqui também colocar a questão da Secretaria de Mulheres no município. Primeira dama, Goreth Garcia, não deixe que o Prefeito possa extinguir a Secretaria. Para nós é de fundamental importância, principalmente porque já existe investimento. Através de uma emenda aprovada pelos parlamentares desta casa eu fiz uma doação de R$50 mil reais para a criação da Secretaria. Portanto, espero que o Prefeito não vá nos decepcionar”, disse a petista.
A parlamentar deu continuidade ao discurso cobrando a criação de mais creches municipais. “Sabemos que tem pai e mãe que não tem com quem deixar seus filhos. Então, consideramos a criação de creches, uma necessidade dos pais. Que a Secretaria de Mulheres saia do papel. Que venha aí as políticas públicas para as mulheres. Hoje é um dia de homenagem, mas não podemos deixar de mencionar essas reivindicações, aproveitando o comparecimento da primeira dama”, ressaltou.
Rosi Matos encerrou seu pronunciamento agradecendo a presença dos vereadores Prof⁰. Bibiano (PT), Waldemir José (PT), Joãozinho Miranda (PTN), Ewerton Wanderley (PSDB), Professor Samuel (PPS); e homenageou suas convidadas: Miracelma Silva, Representando a Articulação de Mulheres do Amazonas (AMA); Marília Diógenes, representando o Centro de Defesa da Mulher; Valcilene Santos, Coordenadora do OSC e Aids; Edilene Gomes, Representante das Cidadãs Posithivas; e Janaína, Vice-Presidente dos síndicos do Residencial Viver Melhor 1.