
O delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza, foi eleito secretário-geral da Interpol nesta terça-feira (25), tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar o cargo mais alto da organização internacional de forças policiais. A eleição ocorreu no Comitê Executivo da Interpol, em Lyon, França, e agora aguarda ratificação pela Assembleia Geral em novembro.
BREAKING: Valdecy Urquiza of Brazil has been proposed by INTERPOL’s Executive Committee as its candidate to be the next Secretary General of INTERPOL.
His candidacy will be submitted to the INTERPOL General Assembly in November 2024. pic.twitter.com/MrmWut9RPV
— INTERPOL (@INTERPOL_HQ) June 25, 2024
Em nota, o Itamaraty destacou que é a primeira vez em cem anos que a Interpol será comandada por alguém de um país em desenvolvimento. O Ministério da Justiça ressaltou que a eleição reflete a prioridade do governo brasileiro no combate ao crime organizado transnacional e reconhece o profissionalismo da Polícia Federal.
Urquiza, que é vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol desde 2021, também atuou como Diretor Adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização entre 2018 e 2021.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Urquiza nas redes sociais, destacando o prestígio da Polícia Federal e a confiança internacional no Brasil para essa importante missão.
Fonte: R7