Prefeitura de Manaus intensifica ações nas unidades de saúde para combater hipertensão arterial

Foto - Divulgação/Semsa

Em alusão aos dias nacional e mundial de combate à hipertensão arterial, a Prefeitura de Manaus intensificou, entre abril e maio, ações de prevenção e controle da doença nas unidades de saúde da capital. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a mobilização acontece nos cinco Distritos de Saúde (Norte, Leste, Oeste, Sul e rural) e inclui serviços, exames e atividades educativas voltadas à população.


Como parte da programação, que iniciou na última semana e segue até 17/5, as equipes vêm promovendo palestras, rodas de conversa, cursos de autocuidado e outras ações de educação nas unidades de saúde, com enfoque na hipertensão arterial, bem como intensificando a oferta de serviços e exames, como a aferição da pressão arterial e a medição da glicemia capilar.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Phamela Costa, enfatiza que a aferição regular da pressão arterial nas unidades de saúde favorece o diagnóstico precoce da hipertensão e a prevenção de complicações, dado que a doença, na maioria dos casos, não apresenta sintomas evidentes.
Prevenção e conscientização

Na zona Leste, as ações de combate à hipertensão vêm ocorrendo em mais de 40 unidades de saúde, uma delas é a Unidade de Saúde da Família (USF) Gebes Medeiros Filho, no bairro Jorge Teixeira, que teve ação nesta quarta-feira, 30/4, abordando temas como fatores de risco, sintomas e complicações da hipertensão arterial, e a importância da alimentação saudável, da prática regular de atividades físicas e das avaliações regulares com as equipes de saúde na rede básica.

Os usuários da USF Fábio do Couto, também no Jorge Teixeira, nesta quarta-feira, receberam orientações de autocuidado para o manejo e prevenção de complicações da hipertensão, reforçando a importância do acompanhamento de hipertensos e diabéticos na rede de saúde.

Conforme a gerente de Atenção à Saúde do Disa Leste, Maria Glaucia Souza, os usuários das unidades do distrito vêm recebendo as ações de forma bastante positiva. “Eles demonstram interesse e reconhecem a importância dessas iniciativas, participando ativamente das atividades e aproveitando os momentos para esclarecer dúvidas e compartilhar experiências”, relata.

Foto – Divulgação/Semsa

A enfermeira Brenda Alexia Leal, responsável pela Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes do distrito, salienta a importância da conscientização sobre a hipertensão para a prevenção de agravos e promoção da saúde dos usuários.

“Para nós, essas ações são fundamentais, pois contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo o conhecimento, o cuidado contínuo e a corresponsabilidade das pessoas no controle da sua própria saúde”, destaca a enfermeira.

Comunidades

Na zona rural, as ações do mês de combate à hipertensão iniciaram na segunda-feira, 28/4, na USF Nossa Senhora Auxiliadora, situada na rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). No local, as equipes de saúde apresentaram palestra sobre a doença, seus sintomas e formas de prevenção para usuários da comunidade Cuieiras.

Conforme o médico da USF N. S. Auxiliadora, Lucas Araújo, na atividade foi enfatizada a importância da prevenção e da adesão dos usuários hipertensos ao tratamento farmacológico, além do incentivo à prática de exercícios físicos e da alimentação equilibrada.

“Respondemos também perguntas dos comunitários, sobre a relação entre sobrepeso e pressão alta, complicações da condição não tratada, entre outras. Foi bastante interessante, conseguimos tirar todas as dúvidas e fazer um trabalho legal”, garantiu Lucas.

A programação da USF incluirá ainda ações nas comunidades Novo Paraíso, no dia 5/5; Frederico Veiga, no dia 8/5; Jefferson Péres, no dia 13/5; e novamente Cueiras, no dia 16/5. Ao longo de maio, no Distrito Rural, haverá ações também na USF Ada Viana, USF N. S. de Fátima, USF Ephigênio Salles e Pau-Rosa.

Agenda

Na zona Norte, na USF Sálvio Belota, no bairro Monte das Oliveiras, a agenda de prevenção e combate à hipertensão incluiu palestra sobre alimentação saudável e atividades físicas com o grupo de idosos Trabalhando com Alegria, nesta terça-feira, 29/4. Já na USF Carmen Nicolau, no Lago Azul, as atividades vêm ocorrendo diariamente, com práticas de alongamento e ginástica laboral entre os usuários, ao lado de palestras educativas.

A programação no Disa Sul compreende 14 unidades da rede básica, entre elas a USF Rosa Almeida, no bairro Morro da Liberdade, onde as equipes de saúde irão apresentar palestra e esclarecer dúvidas de usuários sobre mitos e verdades da hipertensão, no dia 8/5. Já no dia 16/5, a USF Lúcio Flávio Dias, no bairro Betânia, vai promover rodas de conversa e orientar os comunitários sobre autocuidado e outros temas.

A agenda de ações em combate à hipertensão arterial da Semsa segue em unidades de todas as zonas distritais de saúde até 17/5, data que marca o Dia Mundial da Hipertensão.

Condição

A hipertensão arterial, também referida como pressão alta, consiste na elevação sustentada da pressão sanguínea nas artérias, mesmo em repouso, em níveis iguais ou superiores a 140 por 90 mmHg. Ao longo do tempo, a condição pode danificar órgãos como coração, cérebro, olhos e rins, além dos vasos sanguíneos, elevando o risco de agravos como infartos, insuficiência renal e demência vascular, entre outros.

Os fatores de risco associados à hipertensão incluem má alimentação, sedentarismo, obesidade, tabagismo, histórico familiar, entre outras condições genéticas e comportamentais. A prevenção e o tratamento da doença incluem a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, como a alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas.

Artigo anteriorÚltimo FPM de abril deve ser transferido hoje
Próximo artigoScott Bessent pede reunião virtual com Haddad para discutir tarifas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui