Chile tem alerta de tsunami com terremoto de magnitude 7,5 no mar

Foto: Recorte

As autoridades chilenas pediram, nesta sexta-feira (2), a evacuação da costa da região de Magallanes, no extremo sul do país, após emitirem um alerta de tsunami devido a um terremoto de magnitude 7,5 no mar.


O terremoto ocorreu às 9h58, horário local (mesmo horário em Brasília), no mar, 218 quilômetros ao sul da cidade de Puerto Williams (cerca de 2.500 quilômetros ao sul de Santiago) e a uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com o Centro Sismológico Nacional, dependente da Universidade do Chile.

Segundo a instituição chilena, o terremoto teve magnitude 7,5. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou uma magnitude de 7,4.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) e o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (Shoa) declararam alerta de evacuação.

“ATENÇÃO! O #SENAPRED solicita a evacuação de uma parte do litoral da Região de #Magallanes devido à ameaça de tsunami”, escreveu a agência em sua conta na rede X.

Pouco depois, o Senapred solicitou a “evacuação da área de praia do Território Antártico”.

O presidente chileno, Gabriel Boric, reforçou o apelo à evacuação com uma mensagem no X.

“Pedimos a evacuação de toda a costa da região de Magallanes. Neste momento, nosso dever é de prevenir e obedecer às autoridades”, escreveu o presidente.

O Chile é um dos países com mais terremotos no mundo. Três placas tectônicas convergem em seu território: Nazca, Sul-Americana e Antártica.

Em 1960, a cidade de Valdivia (sul do México) foi devastada por um terremoto de magnitude 9,5, considerado o mais forte já registrado, que matou 9.500 pessoas.

Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8, seguido de um tsunami, deixou mais de 520 mortos.

Fonte: Folha Pernambuco

Artigo anterior‘Festa do Trabalhador’ da prefeitura atraiu mais de 11 mil visitantes na orla da Ponta Negra
Próximo artigoCursos para cuidadores informais de idosos na zona rural inicia na segunda-feira, 5

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui