Clientes de bancos ‘gritam’ contra veto à portabilidade de crédito consignado

Cliente reclamam do veto à portabilidade do consignado/Foto: Divulgação

A restrição à portabilidade de crédito consignado, foi a principal queixa de clientes de bancos e de financeiras registrada em maio, no Banco Central (BC). No mês passado, foram recebidas 1.087 reclamações desse tipo, com indício de descumprimento de lei ou regulamentação. A competência de supervisão é do BC.
Segundo a instituição, 676 queixas foram contra o Bradesco, 289 contra o BNP Paribas e 26 contra a Caixa Econômica Federal.


Em segundo lugar no ranking das reclamações mais frequentes estão as irregularidades relativas à situação em que as instituições financeiras não asseguraram integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, com 547 casos. Em seguida, vem o débito em conta não autorizado pelo cliente (228).

Em maio,o Bradesco liderou o ranking de reclamações. Para fazer essa lista, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. No caso do Bradesco, o índice ficou em 15,64, com 1.185 reclamações consideradas procedentes.

Em segundo lugar, está a Caixa Econômica Federal, com índice de 9,63, e em terceiro, o HSBC, com 8,73. Os dados são referentes a bancos e financeiras com mais de 2 milhões de clientes

No caso de bancos e financeiras com menos de 2 milhões de clientes, o BNP Paribas liderou a lista. com índice de 308,66. Em segundo, veio o Banco Bonsucesso, com índice em 160,64, e em terceiro, o Societé Générale, com 93,15.(Agência Brasil)

Artigo anteriorVereadores defendem campanhas educativas em prol dos direitos dos idosos
Próximo artigoPF desarticula núcleos de organização de tráfico internacional de drogas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui