
O secretário estadual de saúde, Pedro Elias de Souza, recebeu, nesta sexta-feira (28), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Medalha de Ouro Josué Claudio de Souza, concedida às pessoas que se destacam no serviço público, onde ele já atua há 20 anos. A solenidade de outorga da medalha, que aconteceu no plenário do Legislativo municipal, contou com a presença de autoridades, servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), além de vários convidados do município de Humaitá, terra da família de Pedro Elias e onde ele viveu até a juventude. “Foi um momento muito especial, estou muito emocionado, sobretudo por ter reencontrado tantas pessoas queridas de Humaitá, muitas das quais eu não via há algum tempo e que fizeram questão de vir a Manaus, compartilhar comigo deste momento”, afirmou o secretário. Pedro Elias também agradeceu a homenagem prestada a ele pela Câmara Municipal, dizendo que a recebia com humildade, pois considera que era seu dever atuar com dedicação e sempre procurando dar o melhor de si nas várias funções que desempenhou em 20 anos como servidor público.
O secretário estadual de Fazenda, Afonso Lobo, participou da solenidade representando o governador José Melo.
Também participaram da sessão solene o presidente da Câmara Municipal de Manaus e prefeito de Manaus em exercício, vereador Wilker Barreto; a reitora da Universidade Federal do Amazonas, Márcia Perales; o diretor-presidente da Cigás, Lino Chíxaro, entre outras autoridades.
Ao discursar na tribuna, Pedro Elias destacou que está à frente da pasta da Saúde há exatos 58 dias e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pela melhoria dos serviços prestados pela rede estadual de Saúde e para ampliar o acesso da população, sobretudo do interior do Estado, a estes serviços. “Temos a consciência de que, neste momento de crise econômica, que afeta o País em todos os níveis, os nossos desafios são maiores. Mas precisamos nos empenhar ainda mais, ter determinação nas nossas ações e apostar na esperança, buscando alternativas que nos permitam manter a qualidade dos serviços”, afirmou o secretário.
Autora da propositura de concessão da medalha a Pedro Elias, explica que a homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados por ele, como médico cirurgião e servidor público. Antes de assumir a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), Pedro Elias atuava como diretor da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, onde comandou a implantação dos programas de cirurgias cardíacas e de Telessaúde, este último, com a missão de levar atendimento com médicos especialistas e exames à população do interior do estado. Ela destacou que a iniciativa de homenageá-lo, ocorreu num momento em que ele ainda não ocupava o cargo de secretário estadual de Saúde.
“Nosso propositura foi aprovada em dezembro de 2014, quando o doutor Pedro Elias ainda era o diretor da Fundação do Coração Francisca Mendes.
Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Pedro Elias esteve à frente da Fundação Hospital Francisca Mendes por oito anos, antes de assumir em julho deste ano o cargo de secretário estadual de saúde. Nesse período, a fundação obteve avanços significativos, tornando-se unidade de referência em Cardiologia e iniciando os preparativos para a realização de transplantes de coração. Durante sua gestão, a unidade avançou do status de Hospital Universitário para Fundação do Coração, o que garantiu autonomia administrativa e a possibilidade de receber recursos de convênios diretamente do Ministério da Saúde.
Pedro Elias é coordenador, no Amazonas, do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, membro da Câmara Técnica de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica. Pedro Elias foi presidente do Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas.