
Projeto de Resolução Legislativa, de autoria do deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM), que prevê a criação da medalha “Jovem Destaque Amazonense – Ajuricaba Mascarenhas” entra em fase de análise no seio das comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas. A comenda estabelece parâmetros de reconhecimento a jovens naturais ou residentes no Estado, por êxitos alcançados em diversas áreas, como educação, ciência e tecnologia, esporte e lazer, cultura e artes, responsabilidade social, política ou religião.
“A medalha será acompanhada de um diploma e será concedida anualmente, em sessão especial aos jovens, entre 12 e 29 anos, com feitos relevantes e serviços prestados à sociedade”, argumenta o parlamentar.
Na defesa de seu Projeto de Resolução, o deputado republicano caracteriza a importância da honraria como meio de condecorar os jovens que se evidenciam em áreas de relevância e, que, merecem o reconhecimento do poder público.
“O Amazonas é um celeiro de jovens que se destacam dentro e fora do Estado por algum feito ou representatividade, razão porque se mostra relevante a presente proposta, que valoriza e motiva nossa juventude pelo protagonismo na sociedade”, defende Carlos Alberto.
O nome da condecoração é uma homenagem ao mestre Ajuricaba Mascarenhas (faixa preta de Jiu-Jitsu), destaque mundial no desporto amazonense. Falecido em 2015, Mascarenhas desenvolveu um trabalho social de resgate a jovens moradores da periferia por meio do esporte, notadamente nas artes marciais.
“O mestre Mascarenhas é uma referência do esporte amazonense e nada mais justo de que premiar os nossos jovens com uma medalha que faz, justa e merecida, homenagem ao ícone do desporto estadual”, justifica o deputado.