A Prata que virou Ouro – por Moises Maciel da Costa

O preço da banana tem gerado surpresas e descontentamento entre os consumidores


A banana Prata, que é uma das mais consumidas no Brasil está muito cara no Amazonas.

Em Manaus encontramos a palma da banana Prata por R$ 12,00 e a banana Pacovão é encontrada por R$ 4,00 a unidade. Ou seja, é como diz o dito popular: “está a preço de ouro”.

O motivo para essa elevação de preço é a safra anterior, que não foi tão farta quanto o esperado.

A produção de banana é bastante sensível às condições climáticas e, infelizmente, na última safra ocorreram problemas que afetaram a produção. Além disso, a pandemia também interferiu no processo de comercialização da fruta, tornando mais difícil a sua distribuição.

O melhor é comprar direto do produtor – foto: recorte/recuperada

A banana é um alimento bastante nutritivo e popular no Brasil, sendo utilizada em diversas preparações, como vitaminas, bolos e tortas. A sua elevação de preço tem impactado diretamente o orçamento das famílias, que precisam encontrar alternativas para não abrir mão do consumo da fruta.

Direto do produtor

Para tentar driblar a alta nos preços, algumas pessoas têm optado por comprar bananas em feiras livres ou em locais onde a fruta é vendida diretamente pelo produtor. Outra opção é buscar alternativas para incluir outras frutas na alimentação, como maçã, pera, manga e abacate.

De acordo com especialistas, a tendência é que o preço da banana se normalize nos próximos meses, com a chegada da safra atual, que apresenta uma boa produção. No entanto, é importante ficar atento aos preços e buscar sempre as melhores alternativas para incluir alimentos nutritivos e saudáveis na dieta, sem comprometer o orçamento.

Moises Maciel da Costa
Artigo anteriorCadáver do sexo masculino é encontrado despido no Santa Etelvina
Próximo artigoRecadastramento obrigatório dos servidores do Estado, nascidos em abril, começa dia 11

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui